VOLTAR

Ministério lança hoje plano de etnodesenvolvimento indígena

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br
Autor: Vaneza Targino
24 de Mai de 2011

Nesta terça-feira, a partir das 9h, no município de Pacaraima, será lançado o primeiro Plano Territorial de Etnodesenvolvimento Indígena (PTEI) do país. A ação abrange o Território da Cidadania Terra Indígena Raposa Serra do Sol e São Marcos, dos municípios de Normandia, Pacaraima e Uiramutã, onde estão demarcadas duas terras indígenas: São Marcos e Raposa Serra do Sol.

O lançamento acontece no Centro Makunaimi da Terra Indígena de São Marcos, em Pacaraima, com a participação do secretário do Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA), Jerônimo Souza e também o vice-presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Aloysio Guapindaia.

Desde 2009, o plano vem sendo desenvolvido pelo Colegiado Territorial do Território da Cidadania Raposa Serra do Sol e São Marcos, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico sustentável da região, a universalização do acesso as políticas públicas de cidadania e o crédito produtivo, priorizando a participação social e a integração das diversas esferas dos governos.

Para a delegada do MDA em Roraima, Célia Souza, o plano reafirma a identidade, a autonomia e o protagonismo dos povos indígenas da região. "O documento respeita a cultura, a língua e a forma de viver dos índios. O plano foi produzido por eles, para seu território, e isso reflete a postura do governo federal, de não impor uma política pública, mas construir de forma coletiva", destaca Célia.

http://www.folhabv.com.br/noticia.php?id=109342

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.