VOLTAR

Ministério da Saúde reforça assistência no Amazonas

Portal da Saúde - http://portalsaude.saude.gov.br/
07 de Out de 2011

No total, serão contratados 370 profissionais de apoio que facilitarão o trabalho das equipes multidisciplinares no estado

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Manaus divulgou nesta sexta-feira (07) medidas que beneficiarão os sete DSEIs responsáveis pelo atendimento em saúde indígena no estado do Amazonas. Entre as principais ações está a assinatura de convênios para a contratação, no total, de 370 profissionais, entre motoristas, secretárias, cozinheiras e auxiliares de cozinha. Os profissionais irão apoiar o trabalho realizado nos seguintes DSEIS: Alto Rio Negro, Alto Rio Solimões, Manaus, Parintins, Médio Rio Purus, Médio Rio Solimões e Vale do Javari.

De acordo com a chefe do DSEI Manaus, Adarcyline Magalhães Rodrigues, entre as principais ações está a contratação imediata de 124 motoristas. Para Adarcylene, a medida é importante, pois garantirá serviços essenciais, como o deslocamento das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) para o trabalho em área indígena e para a remoção de pacientes das aldeias. "Com a transição das ações da Funasa para Sesai precisávamos fazer novas contratações, pois os antigos contratos estavam vencidos ou iam vencer. Tivemos a sensibilidade de perceber que o mesmo problema era enfrentado pelos outros DSEIs, por isso fizemos os processos para atender a demanda de todos", argumenta.

Além disso, o distrito também assinou convênio para a contratação de 123 cozinheiras e auxiliares de cozinha para os sete distritos. O contrato entra em vigor na próxima segunda-feira (10), e o papel destes profissionais será nas doze Casas de Saúde do Índio (Casais) do estado, no preparo das refeições diárias servidas aos pacientes. As Casais garantem alojamento, alimentação e atendimento de enfermagem aos pacientes e seus acompanhantes, durante a ausência dos indígenas da aldeia.

Além disso, as casas de apoio dos pólos base de Borba (AM), Itacoatiara (AM) e Manacapuru (AM) também receberão alimentação e cardápio produzidos pelas nutricionistas de Manaus."Verificamos que muitos pacientes ficavam nessas casas de apoio dos pólos, e não tinham qualquer tipo de alimentação. Estas casas também fazem parte do DSEI, por isso estamos garantindo alimentação de qualidade para os indígenas", explicou Adarcyline.

Outra melhoria anunciada foi a contratação do serviço de secretariado para os distritos. O contrato já está em vigência desde a segunda semana de setembro. No total são 123 secretárias a serviço dos distritos. O DSEI também concluiu a aquisição de linhas telefônicas para a Casai de Manaus. A medida visa solucionar o problema de comunicação, já que no local o sinal para telefones celulares e internet é baixo. "A instalação de telefonia fixa na Casai Manaus é uma antiga reivindicação do movimento indígena amazonense, por tratar-se de uma Casai referência, que abriga indígenas dos sete DSEIs do Amazonas, além de pacientes de Roraima, Acre e Rondônia", destacou.

Paralelo a esta medida, o DSEI Manaus realizou a manutenção emergencial de quatro veículos que estavam quebrados nas aldeias e pólos base do distrito. Os veículos voltaram a fazer parte da frota do atendimento à saúde indígena. Outras 13 viaturas ainda estão no processo de manutenção. Adarcylene explica ainda que o distrito está preparando novo pregão eletrônico para a contratação de serviços de manutenção preventiva nos veículos. "A revisão evitará o desperdício de recursos com o conserto de veículos que só vão para as oficinas quando estão quebrados", conclui.

http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/index.cfm?portal=pagina.vis…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.