VOLTAR

Ministério da Saúde realiza exames de hepatite em indígenas do Vale do Javari

A Crítica (AM) - http://acritica.uol.com.br/
04 de Out de 2011

Ação vai identificar o estágio da doença nas populações indígenas e apontar o tipo de tratamento do paciente

O Ministério da Saúde e o Instituto de Medicina Tropical do Amazonas iniciaram nesta segunda-feira (3) o segundo manejo clínico (exame) envolvendo indígenas portadores de hepatites virais atendidos pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Vale do Javari - localizado no município de Atalaia do Norte, extremo oeste do estado do Amazonas.

Esta é a segunda ação do ano, para identificação e tratamento de hepatites, realizada em aldeias do Vale do Javari, uma região de difícil acesso na fronteira com o Peru. As informações foram divulgadas pelo Ministério da Saúde.

Com base neste manejo clínico, será possível identificar o estágio da doença e definir o tipo de tratamento que cada paciente irá receber.

Até 11 de outubro, 80 indígenas residentes no Médio Rio Javari serão deslocados de suas aldeias até a Casa de Apoio de Tabatinga (AM).

Lá os indígenas serão submetidos a exames laboratoriais para identificação de hepatites virais, além de teste rápido para HIV e sífilis, exame de malária e exames clínicos de rotina. Os exames laboratoriais serão realizados em conjunto com o Hospital de Guarnição de Tabatinga e com o Laboratório de Fronteira do Amazonas.

Os indígenas identificados como portadores de hepatites durante a primeira etapa do manejo clínico serão reavaliados a fim de verificar a evolução do tratamento e identificar os indígenas que já podem receber alta e retornar para suas aldeias de origem.

Em maio, a Sesai e o Instituto de Medicina Tropical do Amazonas realizaram a primeira etapa do manejo com 125 índios das etnias Matis, Mayoruna e Marubo.

http://acritica.uol.com.br/amazonia/Amazonia-Amazonas-Manaus_0_56634362…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.