VOLTAR

Ministério da Saúde envia técnicos para aldeias em Ipixuna e Eirunepé

A Crítica-Manaus-AM
26 de Set de 2005

O Ministério da Saúde, por intermédio da Secretaria de Vigilância em Saúde (FVS) e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), encaminhará, ainda nesta semana, outros técnicos às aldeias indígenas afetadas por rotavírus e doenças diarréicas agudas, localizadas entre os Municípios de Eirunepé (a 1.245 quilômetros de Manaus) e Ipixuna (a 1.368 quilômetros). Um profissional do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-AM) se deslocou para Ipixuna a fim de realizar o diagnóstico laboratorial do material coletado.

Uma equipe formada por técnicos do Departamento de Saúde Indígena, da Funasa, está desde semana passada nos locais, prestando assistência médica, com auxílio de insumos e medicamentos, a aproximadamente seis aldeias da região. Segundo a assessoria da fundação, os profissionais da saúde estão se comunicando via rádio com a capital e adjacências e espera-se que, nesta semana, os resultados dos exames sejam divulgados.
O Ministério da Saúde afirma que, além da investigação, tem sido viabilizado o fornecimento de material para coleta, envio e exames das amostras. Além disso, está sendo realizada inspeção de carros-pipas nos municípios atingidos pelo rotavírus, monitoramento de poços e coleta para análise de qualidade da água. Os exames confirmatórios serão realizados no Instituto Evandro Chagas, do Mato Grosso do Sul, e Fundação Oswaldo Cruz, do Rio de Janeiro.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.