VOLTAR

Ministério apresenta em congresso ações para conservação de áreas protegidas

MMA - www.mma.gov.br
Autor: Carine Corrêa
22 de Set de 2009

O Ministério do Meio Ambiente está com um estande no VI Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação para divulgar as ações voltadas para a contribuição dessas unidades na geração de benefícios para a sociedade e para a natureza.

No local, o visitante poderá obter informações sobre o Cadastro Nacional das UCs, o Programa de Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) e o Projeto Corredores Ecológicos.

Também serão distribuídas diversas publicações que serão lançadas durante o evento, dentre elas uma edição revisada do documento de sustentabilidade financeira para o Sistema Nacional de UCs. Este tema será tratado ainda em evento paralelo, promovido em conjunto pelo MMA, Fundo Nacional da Biodiversidade (Funbio), TNC ( The Nature Conservance) e governo do estado do Paraná.

O ICMBio também lançará três publicações sobre Avaliação Rápida e Priorização da Gestão de Unidades de Conservação (RAPPAM).

A secretária de Biodiversidade e Florestas, Maria Cecília Wey de Brito, fará nesta quinta-feira (24/9) uma conferência sobre as estratégias do MMA para garantir a conservação da biodiversidade. Outros dois simpósios terão a participação do Ministério: Conservação de Ambientes Costeiros e Marinhos; e Serviços Ecossistêmicos e Áreas Protegidas.

Durante o congresso, o Ministério vai promover ainda a exposição do projeto de cooperação com a França, "Mosaicos e Áreas protegidas", que compartilha experiências entre os dois países sobre gestão territorial para conservação. Haverá ainda a apresentação de trabalhos científicos da equipe da Secretaria de Biodiversidade e Florestas.

O Instituto Chico Mendes também participa de simpósios sobre gestão de unidades de conservação e sobre o planejamento do uso público em áreas protegidas.

O VI Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação está sendo promovido, em Curitiba, pela Fundação O Boticário, de 20 a 24 de setembro. O objetivo é debater estratégias de conservação da biodiversidade, unidades de conservação e serviços ambientais. O tema deste ano aborda a relação entre áreas protegidas e mudanças climáticas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.