VOLTAR

Minc participa do 17º aniversário do Parque Estadual da Serra da Tiririca no Rio

MMA - www.mma.gov.br
Autor: Daniela Mendes
28 de Nov de 2008

O ministro Carlos Minc, do Meio Ambiente, participa neste sábado (29) da solenidade comemorativa do 17o aniversário de criação do Parque Estadual da Serra da Tiririca a convite da secretária de estado do Ambiente, Marilene Ramos, e do presidente da Fundação Instituto Estadual de Florestas, André Ilha. A cerimônia será às 10h, no Museu de Arqueologia de Itaipu, em Niterói (RJ).

O parque foi criado em 1991, a pedido da população local, e está situado entre os municípios de Niterói e Maricá, no Rio de Janeiro. Entre as principais atrações estão o Morro do Tucum, uma formação rochosa com cerca de 330m de altitude, com vista privilegiada para a praia de Itacoatiara, Morro das Andorinhas e Rio de Janeiro; e a Pedra do Elefante o ponto mais alto de Niterói, com 412m, onde é possível contemplar a baixada litorânea de Maricá, a Praia de Itaipuaçu, e boa parte da exuberante Mata Atlântica e ecossistemas do parque.

À tarde, às 15h, o ministro Carlos Minc visita a 5o Feira Nacional de Agricultura Familiar e da Reforma Agrária, na Marina da Glória. A feira é promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e tem parceria do Ministério do Meio Ambiente que montou um estande de 12m2 no local para mostrar as ações do ministério ligadas ao tema da feira. No estande estão sendo distribuídos folders, revistas e publicações de diversas secretarias do MMA.

Na feira Minc também prestigiará os expositores da Praça da Biodiversidade onde está instalada a Bodega de Produtos Sustentáveis do Bioma Caatinga idealizada pela Assessoria Gestão em Estudos da Natureza Desenvolvimento Humano e Agroecologia, agência implementadora do Projeto de Conservação e Uso Sustentável da Caatinga.

A proposta da Bodega é apresentar e desenvolver uma estratégia de oportunidades e canais para viabilizar a comercialização de produtos sustentáveis do bioma Caatinga, de pequenos e empreendimentos, e simultaneamente disseminar suas experiências.

A iniciativa começou em 2005, reunindo oito organizações agroextrativistas. Em 2008 já são 28 empreendimentos e mais de cinco mil pessoas que cuidadosamente coletam, produzem, beneficiam e comercializam produtos da sociobiodiversidade como alimentos e bebidas, artesanatos decorativos e utilitários, vestuários, fitoterápicos e cosméticos produzidos apropriadamente e possibilitando a compra e o consumo sustentável.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.