VOLTAR

Minc assina pacto de uso de madeira certificada

OESP, Vida, p. A23
19 de Jul de 2008

Minc assina pacto de uso de madeira certificada

Aline Monteiro

O governo federal vai dobrar a área destinada a concessões de florestas públicas em 2009, passando de 2 para 4 milhões de hectares como meta. O anúncio foi feito ontem pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, em Belém, como uma das contrapartidas para garantir o compromisso da indústria de usar só madeira certificada.

Minc assinou o Pacto pela Madeira Legal e Desenvolvimento Sustentável com a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa (PT), e representantes da Federação das Indústrias do Pará, Associação das Indústrias Exportadoras de Madeiras do Estado do Pará e Grupo de Produtores Florestais Certificados da Amazônia.

Válido por um ano, o pacto firma o compromisso do empresariado de adquirir apenas produtos florestais certificados, e dos governos federal e estadual de garantir condições favoráveis para isso, com recursos, agilização dos licenciamentos ambientais e aumento das áreas disponíveis para concessões florestais. Com isso, a intenção é dobrar a oferta de madeira certificada ao mercado.

Minc enfatizou que o pacto faz parte de uma política de aproximação do ministério com os setores produtivos, que vai gerar outras parcerias. "Já assinamos pactos parecidos com os produtores de soja e com a Vale, e estamos com outros dois engatilhados, com exportadores de carne e com a Federação das Indústrias de São Paulo", disse.

"Vai haver todo o apoio para quem quiser se legalizar, mas não teremos complacência com aqueles que acharem que a lei ambiental não é para ser cumprida."

OESP, 19/07/2008, Vida, p. A23

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.