VOLTAR

Militares ligados a Salles dominam reuniões de fusão do Ibama e ICMBio

Época - https://epoca.globo.com/guilherme-amado
Autor: AMADO, Guilherme
28 de Dez de 2020

Militares ligados a Salles dominam reuniões de fusão do Ibama e ICMBio
Com atas genéricas, encontros tiveram até 100% de presença militar

28/12/2020

Ricardo Salles escalou militares para dominar as reuniões que estudam a fusão entre o Ibama e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Criado em outubro, o grupo de trabalho já fez oito encontros no ministério para avaliar a proposta.
As reuniões tiveram de 66% a 100% de presença militar.
A reunião mais recente, em 27 de novembro, foi feita apenas por quatro militares que vieram da Polícia Militar de São Paulo: Luís Gustavo Biagioni, número dois da pasta; Fernando César Lorencini, presidente do ICMBio; Luís Carlos Hiromi Nagao, diretor do Ibama; e Carlos Eduardo dos Santos Monteiro, coordenador do Ibama.
No quinto encontro, em 5 de novembro, todos os três participantes eram da PM paulista.
Até o momento, 13 pessoas já compareceram às oito reuniões: nove militares - oito da PM de São Paulo e um bombeiro militar - e quatro civis. Todos ligados a Salles.
A sociedade civil não foi permitida no grupo, que não produzirá nenhum relatório preliminar antes de concluir os trabalhos, até abril.
As atas das reuniões limitam-se a listar dois ou três tópicos genéricos, sem qualquer detalhamento das discussões.
"A fusão das entidades poderá trazer ganhos de eficiência", escreveu o secretário-executivo do Meio Ambiente à Consultoria Jurídica da pasta em 30 de setembro, emendando:
"Avaliação dessa medida é fundamental para os atuais desafios da gestão ambiental federal no contexto nacional, bem como sob a égide da racionalidade orçamentária na qual a sociedade brasileira fora inserida nos últimos anos".
Os documentos foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação.
(Por Eduardo Barretto)

https://epoca.globo.com/guilherme-amado/militares-ligados-salles-domina…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.