VOLTAR

Microprojetos Mais Cultura investirá R$ 13,8 milhões na Amazônia Legal

Rondonotícias - www.rondonoticias.com.br
21 de Jun de 2010

O Ministério da Cultura, por meio do Programa Mais Cultura, investirá R$ 13,8 milhões para financiar projetos culturais nos nove estados da região amazônica - Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.Em Ji-Paraná será realizada pela Funarte uma oficina no dia 21 de junho às 9 horas no Teatro Dominguinhos - Av Marechal Rondon, 295 no centro da cidade.

A ação visa promover a diversidade cultural da Amazônia Legal por meio do financiamento não reembolsável de projetos de artistas, grupos artísticos independentes e produtores culturais. Serão beneficiados jovens entre 17 e 29 anos residentes em regiões ou municípios da Amazônia Legal.

Esta é a segunda edição do Microprojetos Mais Cultura. A primeira, executada em 2009, contemplou 1.200 projetos da região do semiárido com valores entre um e 30 salários mínimos. Em 2010, o teto por projeto foi ampliado em cinco salários mínimos (35 salários mínimos) para atender o custo amazônico.

Conforme a secretária de Articulação Institucional do MinC e coordenadora executiva do Mais Cultura, Silvana Meireles, a idéia é apoiar projetos culturais da Amazônia Legal. Trata-se de uma região de grande riqueza cultural, mas historicamente sem acesso ao financiamento para pequenas produções. Além disso, estamos incorporando o custo amazônico nas ações do Ministério e contribuindo para promover a cidadania de milhares de jovens da região amazônica, destaca.

O Microprojetos para Amazônia Legal será executado em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte/MinC), do Banco da Amazônia (Basa) e dos governos estaduais da região amazônica. Estão participando projetos socioculturais nas seguintes áreas: artes visuais, artes cênicas, música, literatura, audiovisual, artesanato, cultura afro-brasileira, cultura popular, cultura indígena, design, moda e artes integradas - ações que não se enquadrem nas áreas anteriores ou que contemplem mais de uma área artística na mesma proposta.

http://www.rondonoticias.com.br/?noticia,81279,microprojetos-mais-cultu…-

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.