VOLTAR

Metas para a educação dos índios de MT

Diário de Cuiabá-Cuiabá-MT
28 de Jul de 2002

Para todos os segmentos da educação o PEE apresenta diagnóstico, diretrizes, objetivos e metas. No caso do ensino para os índios, aponta 38 etnias com uma população estimada de 25.280 vivendo em 66 áreas situadas em 41 municípios. Enumera quatro desafios na política de educação indígena: formação de professores, fortalecimento escolar e das instituições envolvidas, educação básica e técnica e programa do ensino superior e formação continuada.

Segundo dados da Seduc, o estado tem 140 escolas indígenas, sendo 133 municipais e sete estaduais com um total de 6.518 alunos matriculados, dos quais 85% nas séries iniciais.

No capítulo denominado da "Formação dos Professores e Valorização do Magistério", o PEE revela que nas quatro redes de ensino de Mato Grosso - federal, estadual, municipal e privada - 15,7 mil professores só têm formação em nível médio e 4,3 mil, apesar de possuírem curso superior, não estariam qualificados para atuar na educação.

Sustentado nesses índices, propõe programas de formação e capacitação permanentes com parcerias entre as instituições federais, estaduais e municipais. E, no primeiro ano de vigência do Plano, assegurar plano de carreira para os profissionais da educação, com fixação de piso salarial e mecanismo de avaliação para melhoria dos níveis de remuneração.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.