VOLTAR

"Metade Cara, Metade Máscara": 500 anos de luta pela causa indígena

Saúde Indígena (por e-mail) -São Paulo-SP
04 de Out de 2004

Muduruku apresenta Eliane Potiguara (sentada): orgulho para a causa indígena

O 6o Salão FNLJ do Livro para Crianças e Jovens abriu espaço para o lançamento de um livro para gente grande: "Metade Cara, Metade Máscara", da autora indígena Eliane Potiguara. O evento teve a presença de vários escritores indígenas e membros de organizações que lutam pelo direito desses povos. Daniel Muduruku, que também lançou o seu "Sabedoria das Águas" no Espaço FNLIJ de leitura, leu o prefácio que escreveu para Eliane. "O livro de Eliane faz parte do que queremos tornar uma coleção: a Visões Indígenas, que divulgará nosso pensamento para a sociedade. Eliane tem lutado há muitos anos para fazer ouvir sua voz. Ela é um orgulho para o movimento indígena", declarou, sob aplausos da platéia, que lotava o Espaço FNLIJ de Leitura.

Eliane agradeceu a apresentação de Muduruku e explicou que o livro tem a ver com sua trajetória de luta pela causa. A autora lembrou os tempos em que a informação era pouca, assim como o dinheiro, e o trabalho era muito, e que como a situação começou a mudar um pouco com a Eco 92 (evento que reuniu os líderes mundiais no Rio de Janeiro para discutir sobre o meio ambiente e fechar acordos para protegê-lo). "Antes, muitas vezes, tivemos que dormir em rodoviárias e aeroportos por não termos dinheiro para bancar as viagens que tínhamos que fazer para levar nossa luta adiante", contou.

O objetivo de "Metade Cara, Metade Máscara" é ambicioso: narrar 500 anos de história da luta pelos direitos das nações indígenas através da trajetória de um casal, também indígena. Paralelamente ao desenrolar da relação desse casal, Eliane fala sobre as perseguições, o sofrimento e as vitórias por que passou a causa de seu povo. "Será que o Brasil já se perguntou se tem uma dívida conosco? No meu livro conto a história de nossos ancestrais. O brasileiro vai se identificar e ver o quanto de índio ele tem", garante.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.