VOLTAR

Mesmo após sete meses de campanha, Tocantins não conseguiu completar vacinação de indígenas contra Covid

https://g1.globo.com/
Autor: TV Anhanguera
05 de Ago de 2021

Este foi o primeiro público-alvo contemplado pelo plano estadual de vacinação. Até o momento foram vacinados 64% dos indígenas.

Após quase sete meses do início da vacinação no Tocantins apenas 64% dos indígenas foram vacinados contra o coronavírus. As primeiras vacinas contra a Covid-19 chegaram ao Tocantins no dia 18 de janeiro e nesse mesmo dia começou a vacinação deste público, mas ainda assim o estado não conseguiu completar a imunização.

O plano estadual da vacinação contra o coronavírus previa imunizar quase 7.500 indígenas, mas até agora, segundo o portal Integra da Secretaria de Estado Saúde (SES), menos de 5 mil receberam a primeira dose e 3.946 a segunda.

A SES afirma que um dos principais motivos para esse número baixo de aplicações é que muitos indígenas não foram se vacinar. A orientação é que os municípios, responsáveis pelas aplicações, façam a busca ativa desse público.

Ir até as aldeias conscientizar sobre a vacinação e aplicar as doses foi a principal estratégia de Formoso do Araguaia, que tem 562 indígenas vivendo em aldeias. O município vacinou 88% do público com primeira dose e falta vacinar 63 pessoas.

"A equipe vai mais de uma vez na mesma aldeia para orientar, esclarecer sobre a vacinação e com o passar do tempo eles vão criando confiança de vacinar, vendo que é importante", contou a coordenadora de imunização de Formoso do Araguaia, Laylla Pereira Machado.

As doses continuam à disposição dos povos indígenas. Segundo a SES, o Ministério da Saúde não permite que as vacinas sejam repassadas para outros públicos. Até porque mesmo entre os indígenas, algumas pessoas não puderam tomar a vacina antes, como é o caso das grávidas. A Kamilla Smikadi Xerente, por exemplo, foi se imunizar assim que a filha nasceu.

"Eu já tomei a primeira e a segunda dose da vacina CoronaVac no mês de maio. Acredito que é muito importante todos nós, tanto povos indígenas quanto não indígenas, tomarmos essa vacina", disse.

O Estevam Krahô-kanela também tomou as duas doses e sabe bem a importância da vacinação. "Eu mesmo tive coronavírus, mas foi mais fraco porque se não fosse a vacina a gente talvez teria até morrido mesmo", afirmou.

https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2021/08/05/mesmo-apos-sete-me…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.