VOLTAR

Menos 532 km² de florestas

O ECO - www.oeco.com.br
01 de Set de 2009

A Amazônia Legal perdeu 532 quilômetros quadrados de florestas em julho deste ano. O número, resultado das análises do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), do Imazon, representa aumento de 93% em relação a junho de 2009, quando o desmatamento somou 276 km². O Imazon alerta, no entanto, que parte desse desmatamento pode ter ocorrido nos meses anteriores, quando a cobertura de nuvens estava bem acentuada na região.

O estado campeão em corte raso no mês analisado foi o Pará, com 70% do total de árvores derrubadas, principalmente na área de influência da BR-163 e na Terra do Meio. A Área de Proteção Ambiental (APA) Triunfo do Xingu e as Florestas Nacionais de Altamira e do Jamanxim foram as mais afetadas. Mato Grosso responde por 12 % do total, seguido pelo Amazonas (10%), Rondônia (5%), Acre, Roraima e Tocantins, com 1% cada. Parte do Maranhão que integra a Amazônia Legal não foi analisada.

Já as florestas impactadas pela degradação progressiva - que é diferente do corte raso - somam 455 km². Novamente o Pará é o estado campeão, com 44% do total. O segundo lugar fica com o Mato Grosso (40%), seguido por Rondônia (13%), Roraima, Amazonas e Acre que, juntos, são responsáveis por 3% do total de degradação. O acumulado de agosto de 2008 a julho de 2009 foi de 1.766 km², o que representa redução de 65% em relação ao desmatamento no mesmo período do ano anterior (5.031 km²).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.