VOLTAR

Memorial exibe obras indígenas do acervo de Edmar Cid Ferreira

Notícias Bol - noticias.bol.uol.com.br
23 de Jun de 2008

Parte de uma coleção objetos indígenas que pertenceu ao ex-banqueiro Edemar Cid Ferreira - confiscadas pela Justiça após a quebra do Banco Santos, em 2005 - será exposta a partir desta terça (24) no Memorial da América Latina, em São Paulo. O museu foi nomeado guardião temporário das cerca de 1.200 obras indígenas da "Cid Collection", o conjunto total das obras compradas por Cid Ferreira.

Com o nome de "Viagem Noturna - Arte Indígena da Cid Collection: Preservação", a mostra apresenta os objetos, todos de produção recente, em um ambiente à meia-luz, o que reduz o dano às peças. Várias culturas estão representadas na exposição, entre elas os índios Xicrin (PA), Bororó e Xingu (ambos do MT).

As peças foram divididas em onze categorias: adornos plumários, trançados, grafismos, cerâmicas, instrumentos musicais e de sinalização, armas, indumentárias e adornos de matérias, objetos tecidos, utensílios e implementos, objetos rituais, mágicos e lúdicos e objetos de comercialização.

Além das obras em exposição, serão exibidos os documentários "Xingu Terra" (1979), de Maureen Bisilliat, com fotografia de Lucio Kodato e narração de Orlando Villas Bôas, e "Iauaretê/Cachoeira das Onças" (2006), de Vicente Carelli. Mesas-redondas sobre o tema da preservação também estão programadas.

"Viagem Noturna - Arte Indígena da Cid Collection: Preservação"
Onde: Memorial da América Latina - av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, São Paulo - tel. (11) 3823-4600
Quando: de 24 de junho a 3 de agosto, terça a domingo das 9h às 18h
Quanto: entrada franca

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.