VOLTAR

Melhorias impulsionam visitação na Flona de Silvânia

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
Autor: ICMBio
12 de nov de 2018

Melhorias impulsionam visitação na Flona de Silvânia
12 de Novembro de 2018, 16h05

A estruturação do uso público resultou de uma parceria entre o ICMBio, o município e um grupo de voluntários intitulados "Amigos da Flona".

A Floresta Nacional de Silvânia disponibilizou à comunidade local (e regional) um novo projeto para o uso público, em um evento que reuniu representantes da sociedade civil, ciclistas, moradores do entorno, autoridades e visitantes de vários municípios da região. Isso aconteceu em 28 de abril deste ano, e constituiu um marco na mudança de percepção da comunidade do entorno em relação a Unidade de Conservação (UC), quanto a sua relevância para a conservação do Cerrado e do turismo sustentável.

Em Silvânia, a estruturação do uso público resultou de uma parceria entre o ICMBio, o município e um grupo de voluntários intitulados "Amigos da Flona". Respaldada em um Acordo de Cooperação Técnica, a parceria possibilitou um investimento direto no valor de R$ 60.000,00 na Flona de Silvânia, além de vários benefícios indiretos, como divulgação da imagem do ICMBio, apoio institucional, priorização do município em relação às demandas da UC, entre outros.

Em termos de investimento financeiro, o projeto de estruturação do uso público viabilizou a reestruturação da área de lazer, o melhoria da estrada de acesso à unidade de conservação, sinalização de um circuito de trilhas para ciclismo com 13,5 km de extensão, instalação de sinalização indicativa/educativa no perímetro urbano e nas vias de acesso à Flona, construção de um mirante, e o reordenamento dos espaços internos.

Ao conjunto de medidas estruturantes, soma-se a implementação do Programa de Voluntariado do ICMBio, que oportunizou a participação de moradores locais, especialmente ciclistas, na construção do projeto de estruturação, favorecendo uma maior integração com a comunidade local. Para Julyerme Andrade, um dos líderes do grupo "Amigos da Flona", é muito importante fazer parte do programa de voluntariado e ter a oportunidade de ajudar na implementação do circuito para mountain bike, interagindo com o meio ambiente e abrindo novas oportunidades aos praticantes do ciclismo.

Segundo o analista ambiental Renato Miranda, chefe da UC, o aumento significativo do número de visitantes em 2018, quando comparado com anos anteriores, demonstra que a Flona de Silvânia poderá ter um papel relevante no turismo regional. Neste sentido, a melhoria das estruturas destinadas ao visitante representou a ocupação de um lugar com uma forte demanda reprimida, seja em relação ao município ou a região.

"A estruturação do uso público levou a potencialização de outras demandas e a ampliação das janelas de oportunidades à UC. As atividades de educação ambiental ganharam um novo impulso com a presença constante de instituições de ensino, que passaram a buscar as estruturas da Flona de Silvânia a fim de oferecer atividades complementares a seus alunos", conta Miranda.

Com o aumento da visitação, percebe-se a presença de um número maior de "famílias", que procuram a UC para contemplar a natureza e usufruir das estruturas existentes no local. Além de agregar visitantes voltados a prática do ciclismo, a Flona de Silvânia também passou a ser frequentada por observadores de aves e "caminhantes". Segundo Renato Miranda, a presença de "grupos" de visitantes é hoje um diferencial na qualificação da visitação. Até a estruturação, era comum a figura do visitante "solitário", sendo a visitação em grupo mais restrita a pesquisadores e estudantes.

Depois de concluir essa primeira etapa do projeto de estruturação, é necessário trabalhar para a consolidação do uso público, corrigindo eventuais distorções, incorporando novas demandas e aperfeiçoando as ações positivas. De acordo com Miranda, para o ano de 2019 o planejamento prevê a implantação de um circuito para caminhantes, expansão do circuito de ciclismo de forma a estabelecer conexão com outras áreas do entorno, melhorias na estruturação do mirante (pórtico de entrada, estacionamento para bicicletas, etc.) e implementação da casa de apoio ao voluntário. "Ações que certamente contribuirão com o aumento quantitativo e qualitativo da visitação, agregando valor a UC, e atingindo os objetivos institucionais", afirma o chefe da unidade.

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/10064-melhori…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.