VOLTAR

Mekukradjá 2021 propõe conversas sobre memória e futuro

Itaú Cultural - https://www.itaucultural.org.br/secoes
20 de Jul de 2021

Mekukradjá 2021 propõe conversas sobre memória e futuro

Entre os dias 28 e 30 de julho, o Itaú Cultural (IC) exibe a programação do Mekukradjá - Círculo de Saberes, evento que, desde 2016, reúne debates - e, em alguns anos, exibições audiovisuais - para discutir a resistência dos indígenas no Brasil contemporâneo.
Com curadoria de Daniel Munduruku e da socióloga Junia Torres, e neste ano tendo como tema O futuro está na memória!, seis mesas e uma apresentação musical abordam assuntos relacionados à tradição, renovação e cultura dos povos originários.
Para conferir a programação do Mekukradjá 2021, clique aqui.
Mapa interativo
Em 2018, um mapa foi criado para apresentar o percurso do evento, exibindo quais etnias já foram representadas no Mekukradjá e qual a abrangência dessa conversa em nível nacional. Há seis anos, o Mekukradjá tem feito incursões nessa diversidade. No mundo, são 5 mil povos indígenas, o que abrange 370 milhões de habitantes. No Brasil - que em 1500 contava com uma população autóctone estimada em 3 milhões - são listados 254 povos, com 896.917 pessoas e mais de 150 dialetos.
Ao acessar o mapeamento, que conta também com conteúdos do Instituto Socioambiental (ISA), duas possibilidades de navegação são abertas: por povos e por edições (2016, 2017 e 2018).

Mekukradjá - Círculo de Saberes: o futuro está na memória!
quarta 28 a sexta 30 de julho de 2021
on-line - em itaucultural.org.br e no canal do IC no YouTube
[classificação indicativa: 12 anos]
Atividade gratuita

https://www.itaucultural.org.br/secoes/agenda-cultural/mekukradja-2021-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.