VOLTAR

Meio ambiente é tema de trabalho de fotógrafo brasileiro

Comunidade News - http://migre.me/eI9R
Autor: Angela Schreiber
16 de Dez de 2009

Valdir Cruz faz questão de retratar os problemas do Brasil.

Belas paisagens brasileiras e uma eterna preocupação com o meio ambiente. Este é o conjunto do trabalho do fotógrafo Valdir Cruz, 55. Alternando o trabalho entre o Brasil e os Estados Unidos, o paranaense se prepara para o lançamento de dois livros.

A obra "Árvores na Paisagem do Estado de São Paulo" será lançada em março de 2010, e a produção é a convite do governo do estado. Já "Bonito" mostra as belas paisagens da cidade do Mato Grosso do Sul, que não por acaso leva o nome.

Apesar de estar há mais de 25 anos nos Estados Unidos, Valdir carrega uma forte identificação com o Brasil. A preocupação com a área sócio-ambiental é muito presente no trabalho do profissional. Segundo ele, o Brasil dá a possibilidade de explorar este campo.

A paixão por nosso país é tanta que ele se infiltrou numa comunidade na Amazônia, onde permaneceu por cerca de 6 anos. Como resultado, publicou o livro "Faces da Floresta - Os Yanomami". No Brasil, o livro ganhou o prefácio da ex-ministra do Meio Ambiente. A versão em inglês ganhou um texto de Trudie Styler, esposa do famoso músico e ativista Sting.

No livro sobre Bonito, Valdir vai, com certeza, mostrar a beleza do local, mas sempre retratando os problemas com o meio ambiente. A idéia de divulgar a cidade, para ele, vai atrair um grande público internacional.

Clicando beleza e problema ambiental
De maio a julho deste ano, o talentoso fotógrafo realizou uma exposição no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, onde mostrou as belas águas do Paraná e a problemática da Amazônia na questão da saúde. Foram 17 fotografias das águas e 18 do povo Yanomami. Valdir inovou na exposição, ao montar um ambiente totalmente indígena, onde foi exibido um vídeo de 10 minutos, mostrando a problemática da saúde na Amazônia. "As pessoas precisam saber", disse ele.

Formado na escola da vida, segundo ele próprio, Valdir teve um começo de típico imigrante nos EUA. Durante 4 anos, trabalhou como torneiro mecânico em Newark, New Jersey. A partir de 1984, se lançou no mundo da fotografia. Mantém coleções permanentes na Fundação Cultural de Curitiba, na Banca Arner em Lugano, Suíça, e no Museu de Arte Fotográfica de San Diego, Califórnia, entre outros locais. O estúdio em São Paulo atua mais como galeria e espaço comercial, enquanto que em Nova Iorque o fotógrafo realiza a parte técnica, como acabamentos e cópias.

A agenda do fotógrafo para o ano que vem já está bastante movimentada. Em março, lança "Bonito" na Pinacoteca em São Paulo. No mesmo mês, mostra um trabalho sobre águas e os Yanomamis na Bolsa de Arte em Porto Alegre, e no final de 2010, estará na galeira Lourdina Rabieh, também em São Paulo. No ano seguinte, Valdir expõe na Throckmorton Fine Art, galeria que o representa em Nova Iorque.

A obra completa de Valdir Cruz pode ser conhecida no website oficial www.valdircruz.com. Contatos com o fotógrafo através do e-mail valdir@valdircruz.com ou do telefone (212) 255-0955.

Por: Angela Schreiber - Comunidade News

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.