VOLTAR

Meio ambiente contra transgênico

O Globo, Ciência e Vida, p. 42
19 de Mar de 2005

Meio ambiente contra transgênico
Ministério vai recorrer da decisão de liberar algodão com ação inseticida

O Ministério do Meio Ambiente vai recorrer contra a decisão da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) de liberar a comercialização e o plantio de sementes de algodão geneticamente modificado Bollgard, da multinacional Monsanto. O recurso será apresentado à própria CTNBio, órgão ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia, provavelmente na semana que vem.
Em nota divulgada ontem, o Ministério do Meio Ambiente disse que a liberação aprovada pela CTNBio "afronta o princípio da precaução, a legislação ambiental brasileira, o Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança e põe em risco a proteção ambiental do país e a qualidade de vida das presentes e futuras gerações". O texto manifesta estranheza com a pressa da comissão em votar a licença para o algodão da Monsanto.
"Foi uma decisão, no mínimo, apressada, porque o Congresso acaba de aprovar uma lei tratando dos Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) e o correto seria esperar o desdobramento dessa medida. A sociedade deve ficar apreensiva com o porquê dessa pressa, exatamente no momento em que está sendo estruturado um marco legal para a matéria, que exige, inclusive, mudanças na composição da CTNBio", diz a nota.
A liberação do plantio comercial de sementes de algodão geneticamente modificado é a segunda do gênero tomada pela CTNBio. Antes disso, a comissão só havia autorizado o plantio em escala comercial da soja Roundup Ready, também produzida pela Monsanto. Assim como anteontem, a decisão relativa à soja, tomada em 1998, provocou polêmica e abriu o debate sobre transgênicos no Brasil.
O recurso do Ministério do Meio Ambiente será apreciado pela consultoria jurídica do Ministério da Ciência e Tecnologia, ao qual a CTNBio é vinculada. Se a consultoria acatar os argumentos dos ambientalistas, a comissão deverá retomar a análise.
A autorização para o plantio comercial do algodão entrará em vigor tão logo seja publicada no Diário Oficial, o que deverá ocorrer na semana que vem. Cabe ao presidente da CTNBio, Jorge Guimarães, assinar a decisão. Ele não estava presente na votação, cujo placar foi de nove votos favoráveis à liberação contra apenas um dado pelo representante do Ministério do Meio Ambiente. Guimarães é presidente também da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação responsável pelos cursos de pós-graduação no país.
O Ministério do Meio Ambiente destacou que não foram realizados estudos de impacto ambiental nem audiência pública antes da votação do pedido da Monsanto. Outro erro, segundo o ministério, foi a comissão ter ignorado alertas de especialistas que participaram de seminário promovido pela própria CTNBio um dia antes da votação.
O Ministério da Ciência e Tecnologia informou que o assunto vinha sendo debatido desde setembro pela CTNBio e que o seminário tratou de aspectos de amplo conhecimento dos integrantes da comissão. A autorização do plantio comercial não dispensa a Monsanto e os agricultores de seguirem regras de segurança estabelecidas pela comissão.

O Globo, 19/03/2005, Ciência e Vida, p. 42

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.