VOLTAR

Médicos encaram expedição humanitária no Xingu

Jornal O Parlamento - www.jornaloparlamento.com.br
10 de set de 2008

Ao longo do ano, eles vivem uma rotina dinâmica atendendo pacientes em consultórios e hospitais. Mas, anualmente, o grupo de médicos que integra o projeto Missão Xingu encara um desafio ainda mais intenso e que extravasa o campo da medicina. Na próxima sexta-feira, uma equipe de voluntários vai viajar pela quarta vez até São José do Xingu, no Mato Grosso, com objetivo de dar assistência à população carente do município, assim como parte da população indígena do Parque Indígena do Xingu, no Mato Grosso.

O projeto teve início em 2005, após uma viagem à pequena cidade feita pelo oftalmologista Marcos Miguel Morandi e pelo ginecologista e obstetra José Alberto Barbosa Lima. A idéia inicial era realizar assistência médica aos índios Caiapós, mas os dois encontraram uma realidade bem mais complexa em todo o município. "Nos deparamos com uma cidade muito carente, onde existe apenas um médico responsável por assistir a toda população. Para qualquer caso de gravidade é necessário viajar uma distância de mais de mil quilômetros até Cuiabá", conta Lima.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.