VOLTAR

Médicos em expedição ao Pico da Neblina darão atendimento aos Ianomâmis

Site da Funai
Autor: (Simone Cavalcante)
24 de Out de 2002

Quatro médicos de Campinas (SP) se preparam para uma expedição ao Pico da Neblina, próximos à fronteira com a Venezuela e Colômbia e obtiveram autorização da Funai para ficarem quatro dias numa aldeia Ianomâmi, onde darão atendimento médico e distribuirão remédios contra tuberculose, infecções por fungos, antiinflamatórios e antitérmicos. O ortopedista Ricardo Affonso Ferreira, um dos participantes, conseguiu com a organização indígena Uhiri, de Roraima, a relação dos remédios que os Ianomâmi mais necessitam.

Os três ortopedistas da expedição farão uma avaliação óssea dos índios da aldeia caracterizada pelo isolamento e consangüinidade. Eles vão verificar a ocorrência de luxação congênita, escoliose, encurtamento dos braços e pé torto congênito.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.