VOLTAR

Médico Marcos Pellegrini é nomeado como novo coordenador de Distrito Sanitário Yanomami

G1 - https://g1.globo.com
26 de Jul de 2023

Marcos Antonio Pellegrini é doutor em Antropologia Social e atuou na área de planejamento e organização de serviços de saúde entre povos indígenas. Nomeação ocorre duas semanas após exoneração de Leandro Lacerda.
Por g1 RR - Boa Vista

26/07/2023 11h41 Atualizado há um dia

O Ministério da Saúde nomeou para o cargo de coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami e Yek'uana (Dsei-YY), o médico Marcos Antonio Pellegrini (leia o perfil mais abaixo). A nomeação foi assinada pela ministra Nísia Trindade e publicada na edição desta quarta-feira (26) do Diário Oficial da União.

A definição de um novo coordenador ocorre duas semanas depois de o ocupante anterior, Leandro Lacerda, ser exonerado. Leandro estava no cargo desde fevereiro deste ano e foi nomeado em meio ao combate à crise sanitária vivida pelo povo Yanomami.

Formado em medicina pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e mestre e doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o novo coordenador já atuou na área de planejamento e organização de serviços de saúde entre povos indígenas.

Além disso, é professor do Instituto de Antropologia do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Marcos Pellegrini atua também em pesquisas na área de Antropologia da Saúde, Etnologia, Saúde Indígena, memória e performance. Ele foi escolhido tecnicamente pelo Ministério da Saúde.

Pellegrini também atendeu indígenas na Terra Indígena Yanomami, na região de Surucucu, nas décadas de 1980 e 1990. O médico também ajudou as lideranças a realizarem o relatório de emergência de saúde do território.

Desde o dia 20 de janeiro deste ano, a Terra Yanomami está em emergência de saúde pública. Desde então, o governo Federal atua para frear a crise com envio de profissionais de saúde e cestas básicas para a região.

Além dos atendimentos em saúde, o governo federal atua para retirar garimpeiros do território. Atuam nesta missão agentes do Ibama, Polícia Federal, Força Nacional e Polícia Rodoviária Federal. Desde junho, o Ministério da Defesa também passou a atuar de forma repressiva aos invasores.

https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2023/07/26/medico-marcos-pelleg…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.