VOLTAR

Medicamentos serão transportados às aldeias gaúchas pelos Correios

Funasa - www.funasa.gov.br
02 de Set de 2010

A Coordenação Regional da Funasa no Rio Grande do Sul (Core/RS) e a Diretoria Regional da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) iniciaram, hoje (2) pela manhã, a discussão de um projeto de distribuição de medicamentos, materiais e instrumentos de enfermagem nas áreas indígenas do estado. A empresa seria também encarregada de transportar até as aldeias gaúchas materiais e equipamentos para as obras de saneamento, principalmente abastecimento de água potável, tais como canos e reservatórios.

"Os Correios se encarregam da logística, enquanto que a Funasa pode se dedicar a sua atividade fim, atendimento à saúde indígena", disse o diretor da ECT/RS, Larry Manoel Medeiros de Almeida. Larry observou que hoje são grandes os custos da instituição em veículos, pessoal e tempo dispendidos na tarefa de transportar medicamentos e outros insumos para os 44 municípios onde há aldeias indígenas no Rio Grande do Sul.

No encontro ficou acertado que a proposta para realização deste trabalho terá a participação dos profissionais da saúde indígena e da engenharia em saúde da Coordenação Regional, a fim de atender às peculiaridades do trabalho nestas comunidades. Participaram a chefe de engenharia, Nádia Pilatti, o chefe da Saúde Indígena, Jair Pereira Martins, a engenheira Márcia de Almeida, e os assistentes comerciais dos Correios, Paulo César Bittencourt Nunes e Antônio Rocir Ribeiro.

Os dirigentes dos correios destacaram o Projeto Remédio em Casa, criado pelos Correios, que no Rio Grande do Sul faz a entrega a domicílio de medicamentos a pessoas com mais de 60 anos com dificuldades de locomoção, num total de cerca de 3 mil pacientes. No caso das áreas indígenas, seriam transportados os medicamentos básicos às 40 unidades de saúde localizadas nas aldeias, a partir de Porto Alegre ou do Polo-Base de Passo Fundo.

"A sociedade quer foco na agilidade e excelência na prestação dos serviços públicos e tenho certeza que assim as comunidades indígenas vão estar muito bem atendidas", afirmou Gustavo de Mello. Ficou agendada uma reunião de trabalho para a próxima semana, quando começam a ser repassadas as informações sobre as áreas indígenas e a demanda das unidades de saúde para o detalhamento da prestação do serviço pelos Correios.

http://www.funasa.gov.br:8080/siscanot/noticias/not_2010/not.php?cod=622

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.