VOLTAR

Mec financia publicação de livros indígenas

O Popular-Goiânia-GO
30 de Mai de 2002

O Ministério da Educação financiará a publicação dos livros Arte Indígena Umutina, da etnia Umutina, e Os Animais, da etnia Bororo, elaborados por professores e alunos de duas escolas indígenas de Barra do Bugres (MT). Os livros foram apreciados e aprovados pela Comissão Nacional de Análise de Projetos, na área de Educação Escolar Indígena, em abril. As publicações objetivam revitalizar a cultura indígena e atender a demanda de material didático e pedagógico nas escolas das duas etnias nas aldeias de Mato Grosso.

O livro Arte Indígena Umutina tem 54 páginas, escrito em português, com desenhos e textos sobre os tipos de arte desenvolvidos pelos Umutina na região e a sua importância no quotidiano dos índios. Foi escrito pela professora Maria Alice Cupudunepá e pelos alunos das séries iniciais da Escola Indígena Otaviano Calmon, em Barra do Bugres. São desenhos de cestos de buriti, canoas, gamelas, cerâmicas, colares, pulseiras, leques, cocar, arcos, flechas, entre outros. A tiragem é de 2 mil exemplares.

O livro Os Animais foi escrito em português e desenhado pelo professor Hilário Rondon Adugonoreu e pelos estudantes da 4ª série da Escola Sagrado Coração de Jesus, em Barra do Bugres, para divulgar os conhecimentos Bororo na região. É um livro de leitura com 26 páginas, ilustrado com pássaros, peixes e animais: beija-flor, arara, garça, gavião, águia, matrinchã, cutia-mea, porco, jui-caititu, macaco, paca, onça pintada. A tiragem é de 2.500 exemplares.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.