VOLTAR

MEC divulga na internet listão de pré-selecionados no Prouni

O Liberal-Belém-PA
22 de Dez de 2004

O Ministério da Educação (MEC) divulgou ontem a relação dos alunos pré-selecionados na primeira fase do Programa Universidade para Todos (ProUni). Para o Estado do Pará foram ofertadas 1.975 bolsas, das quais 975 integrais e mil parciais. Dessas, 620 integrais e 244 parciais foram preenchidas, ou seja, ainda há 355 integrais e 756 parciais a serem preenchidas. A ficha de inscrição para as bolsas remanescentes está disponível, exclusivamente, na página do programa na internet, www.prouni.mec.br. O aluno também pode obter informações pelo telefone gratuito do MEC: 0800-616161. Ao acessar a página do ProUni na internet, o aluno deverá ter em mãos o número da inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o número do seu CPF. Com esses dois dados, ele acessa a ficha de inscrição e preenche os demais campos.

Para as duas fases do processo seletivo, o ProUni dispõe de 118.078 vagas em 1.142 instituições de ensino superior filantrópicas e privadas, com ou sem fins lucrativos, em todos os Estados e no Distrito Federal. O período de inscrição para as vagas remanescentes vai até o dia 31 deste mês e o resultado será divulgado pelo MEC em 3 de janeiro de 2005. Podem concorrer às vagas remanescentes estudantes que tenham feito o Enem em 2002, 2003 ou 2004. Aqueles que não foram pré-selecionados na primeira fase poderão acessar sua ficha de inscrição na página do ProUni e refazer as opções entre os cursos e habilitações disponíveis.

Além de ter feito o Enem, em qualquer edição entre 2002 e 2004, para concorrer a uma vaga o aluno deve comprovar renda per capita de até um salário mínimo e meio por mês (cerca de R$ 390) para concorrer à bolsa integral, e de até três salários mínimos (aproximadamente R$ 780) para a bolsa parcial. Além disso, precisa obedecer a um destes critérios: ter cursado todo o ensino médio em escola pública; ter cursado o ensino médio em instituição privada na condição de bolsista; ser portador de necessidade especial; atuar como professor da rede pública de educação básica, no efetivo exercício do magistério, e integrar o quadro permanente da instituição. Esse professor pode se candidatar a uma bolsa em curso de licenciatura ou de pedagogia sem precisar comprovar renda de até três salários mínimos.

O ProUni também tem uma política de cotas destinada aos alunos que se autodeclararem afrodescendentes ou indígenas. Para esse grupo, as vagas serão distribuídas de acordo com a proporção dessas populações nos Estados, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.