VOLTAR

Mato Grosso terá vestibular para estudantes quilombolas

Midia News midianews.com.br
17 de Ago de 2017

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em parceria com o Governo do Estado, realiza o primeiro processo seletivo destinado exclusivamente para estudantes das comunidades tradicionais quilombolas do Estado. Os estudantes que ingressarão em um dos 106 cursos da instituição ainda contarão com bolsas de incentivo ao estudo disponibilizadas pela universidade.

A criação do programa de inclusão de estudantes quilombolas foi aprovada pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMT pelo período de dez anos, a partir de 2017. A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) irá disponibilizar unidades escolares para a realização das provas.

De acordo com o edital, as inscrições para a prova vão até o próximo dia 18 de agosto e as provas serão realizadas no dia 27 do mesmo mês. Ao todo, serão ofertadas 100 vagas os campi de Cuiabá, Barra do Garças, Pontal do Araguaia, Várzea Grande e Rondonópolis.

Para facilitar ainda mais o processo, as provas serão realizadas em escolas estaduais de sete municípios (Barra do Bugres, Vila Bela da Santíssima Trindade, Nossa Senhora do Livramento, Chapada dos Guimarães, Santo Antônio do Leverger, Poconé e Várzea Grande).

De acordo com Lúcia Santos, técnica responsável pelas Escolas Estaduais Quilombolas, da Coordenadoria de Diversidade da Seduc, o certame é resultado de anos de lutas das comunidades quilombolas de Mato Grosso e representa um novo patamar da educação no Estado.

O vestibular integra o Programa de Inclusão de Estudantes Quilombolas em cursos da instituição no estado.

"Ele representa a transformação de vidas. É a transformação, de fato, acontecendo pela educação que irá mudar não somente a vida de um cidadão, mas sim de toda a sua comunidade", afirmou.

No último ano, quase 200 alunos cursaram o 3o ano do ensino médio nas escolas quilombolas, porém, menos de 1,5% ingressou nas universidades públicas.

Para facilitar ainda mais processo de ingresso dos jovens quilombolas, a UFMT também irá disponibilizar bolsas de incentivo de R$ 900 para os alunos que passarem no exame vestibular.

Inscrição

Para realizar a inscrição, o candidato deverá procurar um dos locais relacionados no edital, observando o período de inscrição e os horários de funcionamento. Entre os documentos para a inscrição o candidato deve, obrigatoriamente, entregar uma declaração de que é quilombola, conforme modelo disponível no edital.

Para ter acesso ao programa o estudante necessita ser oriundo e ter cursado o ensino fundamental e médio em comunidades quilombolas. Mato Grosso conta com mais de 3 mil estudantes quilombolas 71 comunidades certificadas pela Fundação Cultural Palmares, instituição pública voltada à promoção e preservação da arte e da cultura afro-brasileira e ligada ao Ministério da Cultura.

Em todo o estado estima-se uma população de mais de 7 mil pessoas nas comunidades certificadas.

http://www.midianews.com.br/cotidiano/mato-grosso-tera-vestibular-para-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.