VOLTAR

Mato Grosso terá curso de pós-graduação em educação indígena

Jornal do Brasil-Rio de Janeiro-RJ
25 de Mar de 2002

A Secretaria Estadual de Educação do Estado de Mato Grosso manterá aberta até o dia 15 de abril, as inscrições para o primeiro curso de Pós-Graduação em Educação Escolar Indígena no país. O curso é destinado a professores índios e profissionais com diploma de Licenciatura Plena ou bacharelandos que pretendam trabalhar com educação indígena. Ao todo, são 40 vagas.

As inscrições podem ser feitas por requerimento ou carta de intenção com cópia de currículo destinados à Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Campus Barra dos Bugres (MT).

O curso conta ainda com o apoio da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e terá duração de um ano.

Para Elias Januário, coordenador do 3o Grau Indígena, este projeto dá oportunidade para que os professores indígenas que têm curso superior possam se inserir nas discussões da educação diferenciada. "O projeto do curso de Pós-Graduação está mexendo com a expectativa dos índios nas aldeias em vários estados. É uma oportunidade dos profissionais aperfeiçoarem os conhecimentos e melhorarem a prática pedagógica nas salas de aulas das aldeias. Índios de outros Estados já estão nos procurando", disse Elias.

Atualmente, Mato Grosso tem cerca de 28 mil índios. Destes, sete mil estão em sala de aula nas escolas das aldeias, sendo que apenas 15 possuem curso superior. No ano passado, o Projeto Tucum formou 200 índios em nível de magistério e foi instituído o 3o Grau Indígena, que vai formar em nível superior 180 índios de Mato Grosso e mais 20 de outros estados.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.