VOLTAR

Mato Grosso participa do II Jogos Tradicionais Indígenas do Pará

Secretaria de Comunicação do Pará -Belém-PA
23 de Jun de 2005

Uma apresentação cultural dos índios Assurini do Tocantins, marcará o lançamento oficial dos II Jogos Tradicionais Indígenas do Pará, em solenidade que acontecerá nesta quinta-feira (23), às 9 horas, na Agência Central dos Correios, localizada na avenida Presidente Vargas, em Belém.

O evento é promovido pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria Executiva de Esporte e Lazer (Seel), e acontecerá de 14 a 19 de agosto, em Altamira, com a participação recorde de 600 índios, de 18 etnias paraenses e duas convidadas do Mato Grosso.

Na cerimônia desta quinta-feira, será lançado o selo personalizado dos Jogos e haverá a assinatura do Caderno de Encargos, que especifica as atribuições de cada entidade envolvida na realização dos jogos. Este documento será assinado pelo secretário executivo de Esporte e Lazer, José Angelo de Miranda; da prefeita de Altamira, Odileida Sampaio; do presidente do Comitê Intertribal, Marcos Terena; da coordenadora do Programa Raízes, Adelina Braglia, e da administradora regional da Funai, Célia Macedo Valois.

A programação terá ainda exibição de vídeo destacando a nova sede dos jogos - a cidade de Altamira - e a apresentação cultural dos índios da etnia Assurini do Tocantins, descendentes do tronco Tupi-Guarani e habitantes da terra indígena Trokará, no município de Baião, nordeste paraense. Com esta ação, a Seel dá seqüência à organização dos Jogos.

Na segunda-feira (26), uma equipe técnica da Seel seguiu para o município de Altamira, para fazer a conferência dos locais onde ocorrerão as provas de natação e corrida de fundo; para providenciar os últimos preparativos de infra-estrutura, como construção da arena e da arquibancada, e para definir os esquemas de segurança, transporte e demais itens da parte operacional do evento.

As coordenadoras dos Jogos, Sara Lorenz e Ana Júlia Chermont, acreditam que o calendário de organização e montagem da infra-estrutura dos II Jogos Tradicionais Indígenas do Pará, esteja concluído até o final de julho. A expectativa do comitê organizador é para um desfile da maior diversidade da cultura indígena paraense, especialmente pela representatividade da microrregião de Altamira, que concentra 8.500 índios, de nove etnias reconhecidas oficialmente pela Funai, além de outras em menor dimensão e que ainda estão em fase de reconhecimento.

No Pará existem cerca de trinta mil índios de 41 etnias reconhecidas. Em Altamira, a Funai tem catalogada uma população de 3.500 índios, sendo 1.800 aldeados, como os Juruna do Paquiçamba, Xikrin do Bacajá, Araweté, Parakanã e Assurini do Xingu. Mas essa população dobra se considerar as outras etnias que ainda não garantiram o reconhecimento de suas terras junto à Funai.

Com a realização dos Jogos, o Governo do Pará colabora diretamente para a valorização e manutenção da cultura indígena do Estado e de outras regiões do Brasil. Os II Jogos Tradicionais Indígenas vão levar para Altamira os representantes dos seguintes povos: Aikewara, de São Geraldo do Araguaia; Anambé, do Moju; Arara de Uruará, de Medicilândia; Assurini de Tocantins, de Tucuruí e Baião; Gavião, de Bom Jesus do Tocantins; Guarani, de Jacundá; Araweté, Assurini do Xingu, Kuruaya, Juruna e Xipaya, de Altamira; Kayapó Krikretun, de Ourilândia do Norte; Munduruku ,de Jacareacanga; Parakanã Apyterewa e Xikrin do Bacajá, de Senador José Porfírio; Parakanã do Tocantins, de Novo Repartimento e Itupiranga; Tembé, de Paragominas, e Wai-Wai de Oriximiná. As etnias convidadas são: Paresi de Tangará da Serra e Xinguano do Parque Indígena do Xingu, ambas em Mato Grosso.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.