VOLTAR

Mato Grosso enfrenta a pior temporada de queimadas em sete anos

G1 - http://g1.globo.com/
Autor: Jornal Nacional
19 de Ago de 2019

Mato Grosso enfrenta a pior temporada de queimadas em sete anos

Governadores da Região Amazônica anunciaram que pretendem negociar diretamente com os países doadores do Fundo Amazônia.

O estado de Mato Grosso enfrenta a pior temporada de queimadas dos últimos sete anos e falta dinheiro para combater os incêndios.

O paredão vermelho de fogo e fumaça toma conta do campo e, em poucos minutos, destrói a sede da fazenda, em Sapezal, no Sudoeste de Mato Grosso. De janeiro até agora, o estado registrou mais de 13 mil focos de calor, que podem ser indícios de queimadas.

Segundo o Instituto Chico Mendes (ICMBio), o fogo já destruiu, por exemplo, 10% do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.

No Leste do estado, 13 mil hectares do Parque Estadual Ricardo Franco queimaram. No Norte, animais morreram. O bombeiro matou a sede de um tatu, que conseguiu escapar do fogo. E metade de uma comunidade rural foi destruída.

"Foi muito prejuízo mesmo. Você vê aqui nas bananas, nas mandiocas que tinham plantadas. Tinha milho, tinha cana, tinha tudo. Não sobrou nada", disse a produtora rural Maria Queiroz.

São tantos chamados que os bombeiros precisam escolher as ocorrências mais graves para atuar. Das 141 cidades de Mato Grosso, apenas 22 têm unidades dos bombeiros.

"Como os focos, geralmente, estão em setores totalmente opostos, acaba fazendo com que nosso braço não alcance todas as ocorrências que nos são solicitadas durante o dia", afirma o capitão Heraldo Moura, comandante-adjunto do Corpo de Bombeiros de Sorriso.

https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2019/08/19/mato-grosso-enf…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.