VOLTAR

Mato Grosso detém a maioria dos focos de calor na Amazônia Legal, revela boletim

A Crítica - http://acritica.uol.com.br
17 de Set de 2012

Um total de 10.946 focos de calor foram identificados na Amazônia Legal, no período de 10 a 16 deste mês, de acordo com o boletim do Centro Estadual de Mudanças Climáticas (Ceclima/SDS), com dados do Instituto Nacional de Pesquisa Especial (Inpe), divulgado nesta segunda-feira (17).

O Mato Grosso é o estado da Amazônia Legal que lidera o ranking dos focos de calor, com 2.955 registros. Em seguida, aparece o Tocantins (2.292); logo atrás o Pará (2.268); seguido do Maranhão (1.426) e Amazonas (723).

Conforme o boletim, os 723 focos de calor identificados no Amazonas estão concentrados em 46 municípios. Um total de 125 focos foram identificados em Manicoré e outros 74 em Novo Aripuanã. O município de Lábrea aparece em terceiro lugar do ranking, com 62 registros, seguido de Apuí, com 59 focos e Boca do Acre, com outros 58.

Nas subunidades territoriais - projetos de assentamentos, terras indígenas e Unidades de Conservação (UCs) -, também ocorreram registros de focos de calor.

http://acritica.uol.com.br/amazonia/Manaus-Amazonas-Amazonia-Inpe-Mato-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.