VOLTAR

MATO GROSSO: Deputado Riva quer que o estado recupere pistas de pouso em aldeias indígenas

O NORTÃO
Autor: Luiz Acosta
29 de Nov de 2007

O deputado José Riva (PP) encaminhou expediente ao secretário de Infra-Estrutura, Vilceu Marchetti, mostrando a necessidade de recuperação da pista de pouso do Posto Leonardo, como também das demais pistas instaladas nas aldeias do Xingu, que se encontram em péssimo estado e já não permitem mais o pouso e decolagem de aeronaves de pequeno porte naquela região. O parlamentar aproveitou e reiterou também a necessidade de se investir na preparação do solo para as plantações comunitárias nas referidas aldeias, no município de Gaúcha do Norte (480 quilômetros a Leste de Cuiabá).

A recuperação das pistas de pouso do Posto Leonardo é uma reivindicação dos líderes indígenas que representam quinze etnias do Parque Nacional do Xingu: Tamalui Meinako, Afukaká Kuikuro, Aritana Yalapiti e Iakumi Awiti. As lideranças informam que há escassez de óleo combustível para se proceder à reforma das pistas, além das dificuldades para o preparo do solo para as plantações comunitárias nas aldeias mencionadas.

O deputado progressista defende a formalização de um convênio entre o estado e a prefeitura de Gaúcha do Norte, juntamente com as lideranças indígenas locais, no sentido de se disponibilizar 20.000lts (vinte mil litros) de óleo diesel para a implementação das ações de recuperação e preparado da terra

O Poder Executivo de Gaúcha do Norte não dispõe de recursos financeiros para custear as despesas decorrentes da compra do combustível, por isso, José Riva entende que o governo do estado deva dar uma atenção especial ao assunto, pois, além de beneficiar turistas, estudiosos e estudantes que vão ao Araguaia em busca de conhecimento, esses investimentos ajudarão muito para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes daquela localidade.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.