VOLTAR

Matadores condenados pela lei podem estar soltos

Hoje em Dia (Belo Horizonte - MG)
10 de Jun de 1992

Lúcio Flávio Coelho, delegado da Funai, protestou durante o seminário "América 92 - nossa herança em comum", informando que há cerca de 20 dias os autores da Chacina de Xakriabá foram vistos em Itacarambi e Januária, em liberdade, apesar de condenados pela Justiça a uma pena total de 82 anos. Lúcio fez a denúncia ao Ministério Público, pedindo informações sobre o destino dos grileiros. O cacique Xakriabá, Rodrigão, também fez denúncias e pediu ajuda, ao relatar que as tradições culturais de seu povo já foram quase todas perdidas, mas que eles continuam querendo "ser Xakriabá".
No seminário foi também enfatizada a necessidade de o Poder Público encarar o problema dos povos indígenas com responsabilidade, sendo a causa indígena "estritamente uma resistência contra a cobiça da terra deles".

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.