VOLTAR

Masp recebe primeira mostra individual de Joseca Yanomami

Veja SP - https://vejasp.abril.com.br/coluna
29 de Jul de 2022

Masp recebe primeira mostra individual de Joseca Yanomami
93 desenhos do artistas que retratam o universo ianomami são apresentados na exposição

Por Mara Matos Atualizado em 28 jul 2022, 18h21 - Publicado em 29 jul 2022, 06h00

O prédio cartão-postal do Masp abriga a partir desta sexta (29) a primeira individual de Joseca Yanomami, intitulada Kami Yamak Urihipë, Nossa Terra-Floresta. Celebração também dos trinta anos da homologação da Terra Indígena Ianomâmi, a exposição reúne significativo número de obras. São 93 desenhos nos quais se retratam personagens, cenas, paisagens e fenômenos desse povo indígena, que se encontravam sob a guarda do Instituto Socioambiental (ISA) e foram comprados do artista e doados por Clarice O. Tavares ao Masp no ano passado.
As obras de Joseca, além de darem vazão à sua própria forma de expressão e perspectiva de mundo, pretendem de alguma forma materializar os cantos, sonhos e histórias narrados pelos xamãs, os líderes espirituais. Todas elas são acompanhadas de legendas escritas originalmente em linguagem ianomâmi pelo próprio criador.
"Quando um Yanomami se torna xamã é assim que os espíritos descem até ele. Os xapiripë descem de muito longe, não vêm de perto. Por isso, ainda que falem sobre suas terras, nós - não xamãs - não entendemos bem suas palavras", é como ele descreve o desenho aqui estampado e produzido em 2011.
A mostra ainda conta com a exibição de um vídeo com os desenhos do artista, acompanhados de falas de Davi Kopenawa Yanomami, com imagens do Congresso Nacional gravadas em 2020 e que trazem denúncias contra o garimpo e a disseminação da Covid-19 e outras doenças levadas pelos garimpeiros para as terras desses povos originários.
Masp. Avenida Paulista, 1578, ☎ 3149-5959. ♿ Ter., 10h/20h. Qua. a dom., 10h/18h. R$ 50,00 (grátis às ter.). Até 30/10. masp.org.br.

https://vejasp.abril.com.br/coluna/arte-ao-redor/masp-exposicao-joseca-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.