VOLTAR

Mario Juruna, primeiro deputado-índio, poderá ganhar aposentadoria

Midianews-Cuiabá-MT
24 de Out de 2001

O xavante Mário Juruna, primeiro deputado-índio do Brasil, poderá passar a receber pensão especial do Governo Federal. A proposta foi apresentada hoje pelo senador Carlos Bezerra (PMDB-MT). Segundo Bezerra, Juruna vive hoje em situação de dificuldade, com graves problemas de saúde "e carência total de recursos para a sua subsistência e de sua família.

Hoje Juruna vive em Brasília, na cidade satélite do Guará II, preso a uma cadeira de rodas. Pela proposta, o valor da pensão requerida é o mesmo concedido aos sertanistas Cláudio e Orlando Villas Boas.

Juruna viveu na selva, sem contato com a civilização, até os 17 anos de idade, tornando-se cacique da aldeia Namunjurá, na Reserva de São Marcos, no município de Barra do Garças. O indígena ganhou notoriedade na década de 70, ao aparecer em Brasília pedindo roupas, cobertores e sapatos para sua comunidade.

Em 1980, na condição de delegado dos índios brasileiros, presidiu o IV Tribunal Bertrand Russel, realizado em Roterdam, na Holanda. Na eleição de 1982 tornou-se deputado federal pelo PDT do Rio de Janeiro. Sempre de posse de um gravador K-7, se notabilizou pelo questionamento à corrupção e às práticas políticas que considerava desvirtuadas. Acusava a Funai por estar distanciada da realidade indígena.

Na legislatura 1983/87, o deputado Juruna presidiu a Comissão do Índio. Conseguiu aprovar um projeto modificando a composição da diretoria da Funai, o que garantiu a formação de um conselho diretor para fiscalizar a atuação da entidade nas áreas indígenas.

Não se reelegendo em 1986, deixou a Câmara no ano seguinte e passou a prestar serviços ao Projeto Rondon. Nas funções públicas ocupadas, Juruna não conseguiu tempo de serviço mínimo para fazer jus a aposentadoria, ainda que proporcional.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.