VOLTAR

Marina será homenageada em Mônaco pela militância

OESP, Nacional, p. A8
10 de Out de 2009

Marina será homenageada em Mônaco pela militância

Andrei Netto

A senadora e candidata do PV à Presidência, Marina Silva (AC), será homenageada hoje, no Principado de Mônaco, por sua militância ambientalista. O anúncio da escolha, mantido em segredo até ontem, será formalizado no início da noite pela Fundação Príncipe Albert II, em Monte Carlo.

Marina receberá o prêmio das mãos do soberano às 18h30, durante uma solenidade no Fórum Grimaldi, em Mônaco. Os laureados são designados pelo Conselho de Administração da fundação, que tem entre seus membros o diplomata, ex-embaixador nos Estados Unidos e ex-ministro da Fazenda Rubens Ricupero e personalidades internacionais como o economista Muhammad Yanus, Prêmio Nobel da Paz 2006, e a ambientalista Wangari Muta Maathai, vencedora do prêmio em 2004.

Em sua primeira edição, no ano passado, o prêmio distinguiu o explorador belga Alain Hubert, fundador da Fundação Polar Internacional, a antropóloga britânica Jane Goodall e a ambientalista indiana Sunita Narain. A escolha de Marina foi feita no primeiro semestre.

"Marina apareceu tanto no quesito de defesa da biodiversidade como quando falamos sobre o impacto da preservação da floresta sobre as mudanças climáticas. Todos consideraram seu nome emblemático", explicou ontem o vice-presidente da fundação, Bernard Fautrier. "Sua trajetória pessoal também é extraordinária."

De acordo com Fautrier, a decisão de homenageá-la não tem qualquer caráter político-partidário e teria sido tomada antes de a senadora deixar o PT.

A senadora era esperada ontem em Nice, no sul da França, onde seria recebida por Ricupero. Ficaria hospedada em um hotel de luxo, o Hérmitage, com diárias a partir de 475 Euro.

OESP, 10/10/2009, Nacional, p. A8

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.