VOLTAR

Marina já monta equipe de campanha

O Globo, O País, p. 9
25 de Fev de 2010

Marina já monta equipe de campanha
PV diz que Gianetti trabalhará como voluntário para formular programa

Germano Oliveira e Soraya Aggege

O Partido Verde confirmou ontem que o economista Eduardo Gianetti da Fonseca aceitou convite da senadora Marina Silva, pré-candidata da legenda à Presidência, para integrar a equipe que formulará o seu programa de governo. Gianetti, segundo o PV, aderiu voluntariamente à campanha e não será remunerado pelo trabalho de organização das propostas que os verdes defenderão nas eleições deste ano.

A equipe de Marina também está sendo reforçada na área de comunicação, como informou a "Folha de S.Paulo" ontem, com o jornalista Caio Tulio Costa e João Ramires, especialista em mídias sociais. A ideia é reforçar a atuação dos verdes na internet, a exemplo do que fez Barack Obama na eleição presidencial nos Estados Unidos.

Além de Gianetti, outros economistas aderiram ao núcleo de formuladores das políticas a serem defendidas pelo PV, entre eles José Ely da Veiga, da USP; João Paulo Capobianco, que foi secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente quando Marina comandava a pasta; e Beto Ricardo, diretor do Instituto Socioambiental. Também o sociólogo Orjan Olsen, que já foi diretor do Ibope, vai ajudar Marina no setor de pesquisas.

PV diz que está usando reserva do fundo partidário
O jornalista Caio Tulio Costa se juntará à equipe de jornalistas da MVL, de Mauro Lopes, contratada pelo PV para coordenar a assessoria de imprensa do partido e que tem o jornalista Nilson de Oliveira à frente. Ramires é um dos criadores da Migux, um game social acessado por crianças e adolescentes.

- A Marina vai explorar todas as mídias sociais na Internet, como Twitter, Facebook e Orkut, para disseminar suas ideias e projetos, como fez Obama. Lideranças do PV, como o Fernando Gabeira, já usam muito a internet - disse um dirigente do PV.

Um dos coordenadores da campanha de Marina, Marco Antonio Mroz, afirmou que o PV iniciou a pré-campanha com a reserva financeira do fundo partidário. Com a verba, contratou a MVL e uma pesquisa qualitativa. Os outros profissionais que estão aderindo têm feito uma espécie de contrato de risco, com a possibilidade de recebimento no curso da campanha oficial.

Ele não quis falar sobre custos estimados, mas ironizou:
- Creio que vamos gastar menos que o PT investiu em seu 4o Congresso Nacional (cujo custo foi estimado em R$ 6,5 milhões). O que acontece é que ao contrário do PT e de outros partidos, nós não temos dívidas no PV. Por isso temos um fundo de reserva - disse Mroz.

O Globo, 25/02/2010, O País, p. 9

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.