VOLTAR

Maranhão inicia estudos de viabilidade eólica

GM, Energia, p. A6
31 de Mai de 2004

Maranhão inicia estudos de viabilidade eólica

Um consórcio privado composto pela brasileira EdRB e pela alemã Perma Power, fabricante de geradores eólicos, inicia a partir de junho estudos de viabilidade para a implantação do Parque Gerador Eólico no município de Tutóia, a 465 quilômetros de São Luís. Os estudos vão avaliar a qualidade do vento na região e devem durar cerca de dois anos. O projeto, previsto para ser o maior da América Latina, está avaliado em US$ 640 milhões e vai ser todo custeado pelo consórcio.
Na sexta-feira, o governo do Maranhão assinou com o consórcio um protocolo de intenções relativos à viabilidade técnico-econômica e ambiental e esforços comuns para implantação do projeto. O protocolo envolve ainda a participação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) nos estudos e a prefeitura de Tutóia. "Este projeto vai mudar o perfil da matriz energética do Maranhão e vai atender às diretrizes do estado de aumentar a participação da energia renovável", disse o gerente de infra-estrutura do estado, João Cândido Dominici.
Os estudos serão feitos pela EdRB em parceria com a UFMA, que participará com dois medidores de vento (anemômetros) desenvolvidos pela instituição com recursos da Companhia Energética do Maranhão (Cemar). "Esta parceria com a universidade desperta a possibilidade de desenvolver trabalhos com um grupo aerogerador", disse o diretor da EdRB, Marcelo Eescarlassara.
De acordo com o projeto, o parque eólico deve contar com 100 torres de geração de energia. Cada torre tem potencial de geração de 1,2 MW. A intenção é que a fazenda tenha a garantia de compra de energia pelo Programa de Incentivo à Energias Alternativas (Proinfa). Os estudos devem durar cerca de dois anos, segundo o subgerente de Desenvolvimento Energético da Gerência Estadual de Infra-Estrutura (Geinfra), Francisco Peres Soares. "Em quatro meses já é possível ter uma idéia da característica eólica da região, mas para atender ao Proinfa a medição tem que ser feita em dois anos."
Antes de dois anos de estudos, está prevista a instalação de três torres de geração com venda de energia à Cemar, visando melhorar o abastecimento de energia em Tutóia. Cada torre tem capacidade para atender a 6,3 mil famílias com consumo médio de 100 kWh.

GM, 31/05/2004, Energia, p. A6

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.