VOLTAR

Mapinguari: cacique e índios presos no Nortão depõem e são liberados

24 Horas News
Autor: Tania Rauber
14 de Jun de 2007

O juiz Julier Sebastião da Silva revogou ontem, a prisão preventiva dos índios Ararapan Trumai e Mayaute Trumai, presos durante a operação Mapinguari, acusados de exploração ilegal de produtos florestais no Parque Nacional do Xingu. A decisão foi tomada após o interrogatório dos indígenas, em Cuiabá.

Ararapan confirmou que um madeireiro da região retirava ilegalmente madeira do parque, sem autorização da Funai -Fundação Nacional do Índio. Também informou que não teria recebido nenhum valor pelo produto, mas que, pelo acordo, seriam pagos R$ 100 por metro cúbico.

Também confirmou que o empresário teria prometido entregar uma caminhonete para a aldeia, e que o veículo já teria sido escolhido em uma concessionária em Sinop, mas o acordo não foi cumprido.

As denúncias de crime ambiental foram feitas pelo Ministério Público Federal. A Justiça acabou e processou 48 pessoas, entre eles madeireiros e fazendeiros da região, além de ex-chefes do Ibama em Sinop. Todos devem ser interrogados.

Outros indígenas permanecem presos e devem ter alvará de soltura após os depoimentos.

Entre os que ainda permanecem presos estão os empresários Nei Francio e Luciane Francio, de Sorriso, proprietários de fazenda vizinha ao parque. Em depoimento, ontem, o cacique não fez nenhuma acusação contra os empresários sorrisenses de invasão na área indígena.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.