VOLTAR

Mapa mostra situacao atual da Amazonia Legal

IG
01 de Jul de 2004

Mapa mostra situação atual da Amazônia Legal

Agencia Brasil

O Laboratório de Geoprocessamento do Instituto Socioambiental (Isa) lançou um banco de dados atualizado sobre a Amazônia Legal, área de 500,6 milhões de hectares que abrange os estados do Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará, Amapá, Mato Grosso, Tocantins e Maranhão.

O Mapa da Amazônia Brasileira 2004, no formato 100 x 70 cm e escala 1:4.000.000, apresenta a cobertura vegetal, as áreas alteradas pelo homem e uma lista com as 236 unidades de conservação (UCs) e as 400 terras indígenas (TIs) da região. O levantamento mostra 60,5 milhões de hectares de UCs, que correspondem a 12% da Amazônia Legal, descartando os cerca de 14 milhões de hectares sobrepostos a TIs e a outras UCs.

Já as TIs se estendem por 104,3 milhões de hectares, o que corresponde a 20% da região. A lista inclui a quantidade, o nome, a extensão, as diferentes categorias e o instrumento legal de criação das UCs, além dos nomes dos povos das TIs e a situação jurídico-administrativa das áreas em questão.

Os dados foram obtidos por meio do Programa de Monitoramento de Áreas Protegidas do Isa e lançados sobre as cartas do mapeamento sistemático do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para a visualização das informações, foi utilizado ainda o mapa da vegetação da América do Sul, parte integrante da base de dados Global Land Cover 2000 do Joint Research Centre, da Comissão Européia, que permite a identificação das áreas alteradas. O mapa tem tiragem inicial de 3 mil exemplares e está à venda por R$ 15 na sede do Isa, em São Paulo e pelo site (www.socioambiental.org).

IG, 01/07/2004

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.