VOLTAR

MANIFESTO DE POVOS INDÍGENAS

A Gazeta -Rio Branco-AC
28 de Nov de 2001

Às autoridades da FUNAI, IBAMA, INCRA, FUNASA, e UNI-AC
Nós, povos Nukini e Naua, reunidos em Assembléia, nos dias 15 e 16.11.2001 na aldeia República da Terra Indígena Nukini, acompanhados por companheiros da UNI-AC, FUNAI-AC e CNI-AC, encaminhamos este documento às autoridades dos órgãos acima referidos para afirmar as conclusões que chegamos conjuntamente:
1) Nós, Nukini e Naua, decidimos assumir conjuntamente a luta do povo Naua pela regularização da Terra Indígena Naua do Igarapé Novo Recreio, que atualmente se encontra dentro do Parque Nacional da Serra do Divisor. Afirmamos conjuntamente que o povo Naua é um povo indígena, são nossos parentes e irmãos e queremos que os órgãos do governo brasileiro responsáveis pelas definições fundiárias das terras indígenas, reconheçam essa situação e definam que o IBAMA e a FUNAI entrem em entendimento, resolvam suas pendências e nos permitam viver em paz dentro das nossas terras, nós e os Naua.
2) Nós, Nukini e Naua, informamos às autoridades que também assumimos a luta dos Nukini pela am-pliação da Terra Indígena Nukini, que já está demarcada. Essa atual T.I. Nukini já está sendo pequena para nosso povo viver nela e queremos ampliá-la. Então, queremos que o INCRA-AC faça imediatamente a regularização das glebas Moa Azul e Timbauba, que nos foi prometida oficialmente, repassando-as para nosso uso, sob a responsabilidade formal da FUNAI. Também queremos informar que pretendemos ampliar nossa terra além das duas glebas que o INCRA-AC nos prometeu. Para isso, informamos ao IBAMA-AC que pretendemos discutir que a margem direita do Paraná dos Batista, Paraná do Meio, Capanawas, Anil, Água Limpa, Nacional e Ramon/igarapé do Brasil, ficam dentro dessa nossa área de pretensão de ampliação. Com isso queremos dizer, que uma parte do Parque Nacional da Serra do Divisor, situada na margem esquerda do rio Moa, está na área que pretendemos ter como ampliada, pois temos a certeza que essas áreas eram de nosso uso tradicional e ficaram de fora de nossa terra quando a mesma foi identificada e demarcada pela FUNAI. Queremos a ampliação de nossa terra, o mais rápido possível.
3) Nós, Nukini e Naua, informamos às autoridades que estamos muito preocupados com o roubo de madeira de lei feita por peruanos dentro da parte norte do Parque Nacional da Serra do Divisor e solicitamos providências urgentes do IBAMA, Polícia Federal e Exército brasileiro para acabar com essa vergonha, que é a destruição desse nosso patrimônio realizada por bandidos peruanos.
4) Nós, Nukini e Naua, informamos às autoridades que nos preocupa demais o tráfico de entorpecentes que acontece no alto rio Moa, vindo do Peru, narcotráfico que envolve brasileiros e pe-ruanos e que tememos acabe por chegar até as nossas terras indígenas. Então, apelamos às autoridades constituídas de nosso país, que efetivamente criem um programa duradouro de combate ao narcotráfico nessa nossa região do alto rio Moa, para acabarmos com essa vergonha que já está atrapalhando demais a nossa vida e a vida de todos os cidadãos de bem dessa região brasileira.
5) Nós, Nukini e Naua, apoiamos o trabalho desenvolvido pelo convênio UNI-FUNASA, especialmente o trabalho realizado no DSEI do Juruá, assim como entendemos a atual participação da Prefeitura Municipal de Mâncio Lima nesse processo. Queremos, então que o Polo Base de Mâncio Lima seja implantado o mais rapidamente possível, para podermos melhorar a nossa condição de saúde.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.