VOLTAR

Manifestação de indígenas bloqueia BR-317 por três dias

Amazônia.org - http://www.amazonia.org.br
01 de abr de 2010

Indígenas da etnia apurinã bloqueiam a BR-317, na altura do km 70, sentido Boca do Acre (AM) - Rio Branco (AC), há três dias, para protestar contra o não-cumprimento de acordos firmados pelo governo do Estado do Amazonas em 2009. As informações são do jornal A Tribuna.

Não há previsão de quando a manifestação terminará, mas os indígenas garantem que vão liberar a estrada somente se o ex-governador do Amazonas, Eduardo Braga, comparecer ao local para garantir melhorias à região. Braga entregou o cargo ontem (31) para concorrer ao senado pelo PMDB e quem o substituiu foi o vice-governador Omar Aziz, que ainda não se pronunciou sobre a manifestação.

Taxistas da região, que percorrem o caminho bloqueado, afirmam que há cerca de trinta pessoas fechando a estrada. Eles foram informados de que outros indígenas estão se dirigindo ao local para apoiar o ato. Segundo esses relatos, os índios estariam usando madeira e troncos de castanheira para impedir que os veículos ultrapassem a barreira.

Promessas No ano de 2009, durante uma audiência pública realizada entre os indígenas e representantes do governo amazonense, ficou acordado que seria dada uma compensação financeira aos índios pelas obras da estrada de 20 quilômetros de extensão, que passa por dentro da aldeia. Os manifestantes exigem que essa promessa seja cumprida e pedem um caminhão para transporte, energia e escola à terra indígena.

http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=350237

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.