VOLTAR

Mangabeira Unger visita Paragominas e Santarém

Agência Pará de Notícias - www.agenciapara.com.br
Autor: Antônio José Soares
20 de Out de 2008

O ministro de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger, que é também coordenador do Programa Amazônia Sustentável, PAS, esteve em Paragominas no sábado (18), para conhecer o programa Município Verde, lançado no início do ano que consiste em promover desenvolvimento regional sem derrubar mais nenhuma árvores nativa.

Em Santarém, Unger foi a convite do vice-governador, Odair Corrêa, e se reuniu com empresários rurais e visitou a Reserva Extrativista de Arapius. Nas duas cidades, Unger discutiu problemas recorrentes do setor madeireiro e agropecuário, prometendo buscar soluções.

Em Paragominas, onde foi recepcionado pelo prefeito Adnan Demachki, Unger criticou o emperramento do setor madeireiro pelo excesso de zelo do próprio governo, mas apontou a regularização fundiária como alternativa para as atividades rurais. Disse que só assim, acabará a incerteza dos empreendedores em investir na Amazônia.

O ministro visitou uma área de reflorestamento, que já está produzindo madeira para laminados e carvão vegetal, usado nas siderúrgicas de Marabá. Nessa área foram plantadas 40 milhões de árvores.

Em conversa com os empresários do setor, Unger quis saber como eles esperam conciliar a floresta cultivada, portanto praticamente homogênea, porque envolver poucas espécies como paricá, mogno, teca, samaúma etc., mas eles não souberam responder. O mesmo aconteceu com os técnicos da Embrapa que orientam o reflorestamento em Paragominas. De acordo com pesquisas do Instituto Nacional de Pesquisas Amazônica, INPA, esse município apresenta um desflorestamento de 98% do seu território. Os empresários, baseados em dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, Imazon, dizem que foram desmatados apenas 53% do território de Paragominas.

O prefeito Adnan Demachki apresentou ao ministro o plano de desenvolvimento pela prefeitura em parceria com o setor produtivo, para tornar o município muito promissor, seja na exploração de produtos florestais, seja na agricultura, sem necessidade de derrubar uma árvores sequer da floresta nativa.

O ministro enfatizando sempre que estava em Paragominas mais para ouvir do que para falar, parece que se convenceu da seriedade do plano. Unger acabou levando aos seus interlocutores conteúdo para o discurso abstrato sobre o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.