VOLTAR

Mais duas UC fluminenses vão compartilhar a gestão

ICMBio - www.icmbio.gov.br
19 de Fev de 2013

O Conselho Consultivo do Parque Nacional da Serra dos Órgãos se reunirá nesta quarta-feira (20) para discutir a adotação da gestão integrada do parque e da APA Petrópolis, unidades de conservação (UCs) geridas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na região serrana do Rio de Janeiro.

A proposta é formar uma câmara técncia com os conselheiros e com as várias instituições de influência direta nas duas UCs para que a equipe inicie logo o planejamento para a formação da gestão compartilhada.

A experiência da APA Guapimirim e da Estação Ecológica (Esec) Guanabara, também no estado do Rio, que adotam a gestão compartilhada, inspirou os gestores das duas unidades da região serrana a fazer o mesmo. Por esse modelo, o conselho é conjunto assim como toda a administração, aliando UCs de Proteção Integral e de Uso Sustentável.

A APA Petrópolis cerca grande parte do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e tem como objetivo amortecer as diversas unidades de Prteção Integral da regiãom como o parque, as reservas biológicas (Rebio) Tinguá e Araras, esta última estadual.

A APA também tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável na região - o que beneficia diretamente o parque - por meio da promoção de agricultura orgânica e de projetos de saneamento.

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3694-mais-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.