VOLTAR

Mais de 1100 toneladas de enxofre se espalham por parque ambiental em SP

G1 - http://g1.globo.com/
Autor: G1 Santos
23 de fev de 2019

Mais de 1100 toneladas de enxofre se espalham por parque ambiental em SP
23/02/2019 17h55

Por G1 Santos

Acidente aconteceu no dia 9 de fevereiro, após barragem deslizar e atingir trem que fazia o transporte do produto

Um carregamento de mais de 900 toneladas de enxofre foi espalhado por áreas de preservação ambiental após um acidente, em São Vicente, litoral de São Paulo. A situação ocorreu após uma pedra se desprender do morro durante mau tempo que atingiu a região nas últimas semanas. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) acompanha a retirada do material.

Segundo apurado pelo G1, a situação ocorreu no último dia 9 de de fevereiro, em na altura do Km 97 da ferrovia que dá acesso ao Porto de Santos, dentro do Núcleo Itutinga-Pilões, do Parque Estadual da Serra do Mar.

Após um forte temporal, uma pedra rolou da encosta do morro e atingiu o trem, que levava sacas de enxofre à granel. Com o impacto, as portas dos vagões se abriram, permitindo que o material caísse na área de mata e, também, atingisse afluentes que passam pelo trecho.

Em nota, a Rumo, empresa responsável pela composição que levava o produto, explicou que já está sendo feito o trabalho de limpeza e que equipes trabalham para neutralizar o avanço dos produtos químicos em rios da região, acompanhados de órgãos ambientais responsáveis.

Todo o procedimento está sendo realizado dentro do prazo estipulado pelo Ibama, que também acompanha os impactos causados pelo vazamento dos produtos. O órgão afirmou, em nota, que não houve perda para nenhum rio e que, por se tratar de material granulado, não houveram maiores danos.

https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2019/02/23/mais-de-900-to…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.