VOLTAR

Maior liderança indígena, Cacique Raoni é recebido pelo prefeito peixotense

A Notícia Digital
03 de Mar de 2008

O prefeito municipal Gildo Bianchi recebeu em seu gabinete a maior liderança indígena do Mundo, Cacique Raoni, da Aldeia Metuktire - região do Parque Nacional do Xingu e líderes da aldeia Kapoto localizada na Gleba Iriri.

Em pauta a construção de duas escolas estaduais indígenas viabilizadas pelo prefeito peixotense junto aos governos federal e estadual por intermédio do vice-governador Silval Barbosa.

Os recursos para construção das duas escolas são da ordem de R$ 350 mil. A FUNAI - Fundação Nacional do Índio - se encarregou de disponibilizar areia, cascalho e a madeira a serem utilizados nas obras.

A visita oficial do Cacique da tribo Caiapó, Raoni, ao prefeito Gildo Bianchi é uma demonstração da preocupação da comunidade indígena com relação a qualidade das escolas a serem construídas nas duas aldeias. Pelo projeto original aprovado pelo Ministério da Educação o prédio de 380,00 m? seria parte em alvenaria e outra em madeira.

O cacique Raoni e demais lideranças indígenas solicitaram do prefeito que fizesse em comum acordo com a FUNAI uma alteração no projeto para que as escolas fossem construídas em alvenaria, garantindo maior qualidade da obra, mais segurança e comodidade aos professores e alunos das aldeia Metuktire e Kapoto.

O prefeito Gildo Bianchi disse que concorda com o pleito e que juntamente com a secretaria municipal de educação e o setor de engenharia buscará os mecanismos legais para atender a demanda apresentada pelo Cacique Raoni.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.