VOLTAR

Magistério Indígena Tamî´kan e Núcleo Insikiran realizam 5ª Sexta Cultural

Secretária de Educação, Cultura e Desporto - Governo de RR- www.educacao.rr.gov.br
01 de Ago de 2008

O Magistério Indígena Tamî´kan e o Núcleo Insikiran de Licenciatura Intercultural realizaram durante toda manhã de hoje (01), na Casa Paulo VI, em Boa Vista (RR), a 5ª edição da Sexta Cultural.

O tema do evento é valorizando as Culturas Indígenas e o objetivo é apresentar a diversidade cultural dos povos indígenas por meio do intercâmbio entre as duas entidades.

professora Edite da Silva Andrade, coordenadora do curso, que pertence ao povo Macuxi, explica que o evento é destinado a interação dos profissionais, alunos e técnicos dos programas, revelando a pluralidade cultural do Estado de Roraima.

No evento são feitas apresentações pedagógicas culturais, danças, competições e outras gincanas culturais. Participaram desta edição da Sexta Cultural representantes dos povos Macuxi, Wapichana, Taurepang, Ianomami, Sapará, Wai Wai, Ingaricó, Yekuana.

Formação

O Magistério Indígena - Projeto Tamî´kan é uma iniciativa do Centro de Formação dos Profissionais em Educação de Roraima do Governo do Estado. Destina-se a formação de professores para atuarem no ensino médio do Estado e está na terceira etapa. "Estamos formando professores para trabalharem da 1ª a 4ª séries e contamos com a assistência de 300 cursistas", explica a professora Edite, do Tamî´kan.

O Núcleo Insikiran, por sua vez, foi implantado pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). É responsável pelo curso de formação para indígenas em nível de graduação, desenvolvendo e articulando com lideranças, professores, comunidades e organizações indígenas e a sociedade em geral a formação de professores indígenas. Tem na coordenação geral, o professor Marcos Braga.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.