VOLTAR

Maggi diz nao ser o unico responsavel

O Globo, O Pais, p.8
21 de Mai de 2005

Maggi diz não ser o único responsável
Para governador de MT, governo federal e outros estados também erraram
O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PPS), disse ontem que o estado não pode ser considerado o único responsável pelo aumento do desmatamento da Amazônia. Para ele, se houve falhas, o governo federal e os outros estados da região também erraram.
Em nota oficial, a Secretaria estadual de Comunicação informou que em 2004, nas áreas superiores a 300 hectares, cujo licenciamento é de responsabilidade do estado, o desmatamento alcançou 890 mil hectares. Nas áreas inferiores a 300 hectares, de competência do Ibama, o desmatamento atingiu 748 mil hectares. Para Maggi, os números mostram que as responsabilidades são divididas:
— O jornal inglês vendeu a imagem de que eu, por ser produtor e governador de um estado que planta soja, sou o único responsável pelo desmatamento. É preciso apontar os outros estados e o Ibama. É injustiça jogar toda a responsabilidade sobre mim — disse Maggi, em entrevista.
O governador também contestou a forma como foram interpretados os números do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe), divulgados na última quarta-feira pelo governo Lula, apontando que o desmatamento no trecho da floresta amazônica em Mato Grosso subiu 20% em relação ao ano anterior:
— Mas ninguém diz que no estado inteiro a queda foi de 2% entre um ano e outro. Só falaram da Amazônia, mas esqueceram de citar o estado todo.
Segundo Maggi, que diz não ter derrubado nenhum hectare de floresta no ano passado em suas fazendas, até hoje Mato Grosso desmatou 20% de todo o seu território, o que lhe dá margem para ampliar a produção agrícola dentro da legislação”.
A Secretaria de Comunicação do governo mandou uma nota à redação do Independent”, que em sua edição de ontem afirmou que Maggi seria o responsável pelo estupro da Amazônia”.
— Quando anunciamos que houve redução no desmatamento em Mato Grosso, ainda em abril, a repercussão foi nenhuma. Agora, vem a mídia internacional e esculhamba com a reputação de um estado e de uma pessoa. Eles deveriam conhecer um pouco melhor a realidade brasileira e conversar com a gente antes de fazer matérias como essa. Acontece que os ambientalistas escolheram Blairo Maggi como vilão da floresta. Paciência — lamentou o governador, que não pretende interpelar judicialmente o jornal.
Todos os fazendeiros têm o direito de produzir”
No final da entrevista o governador disse que o estado não vai abrir mão do que ele chama de consolidação do crescimento de Mato Grosso por conta de pressões internacionais:
— Todos os fazendeiros têm o direito de produzir em sua propriedade, dentro da lei. Isso não sou eu quem digo, é a legislação ambiental. Agora, quem estiver fora da lei, nós vamos pegar.

O Globo, 21/05/2005, p. 8

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.