VOLTAR

Magazine Luiza não 'financia' fome Yanomami com venda de cogumelos

IG Checagem - https://checagem.ig.com.br/2023-09-04
04 de Set de 2023

Magazine Luiza não 'financia' fome Yanomami com venda de cogumelos
A deputada Sílvia Waiãpi (PL-AP) disse, durante a sessão do dia 1o de agosto da CPI das ONGs, que todo o alimento era comercializado pela organizações

Checagem
Magazine Luiza não 'financia' fome Yanomami com venda de cogumelos
Por
Redação iG
04/09/2023 07:00

A deputada Sílvia Waiãpi (PL-AP), afirmou durante a sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs do dia 1o de agosto, que a empresa Magazine Luíza seria responsável por financiar a fome do povo Yanomami. Segundo a deputada, as ONGs fazem isso através da comercialização de cogumelos, que deixa os povos Yanomami sem alimento. Entretanto, a informação é falsa .
O vídeo da fala da deputada circula nas redes sociais. Waiãpi diz: "O Magazine Luiza, a Magalu, vende cogumelo Yanomami, franqueia o cogumelo Yanomami e ajuda a financiar a fome dos indígenas Yanomami. [...] Povos Yanomami que não conseguem caçar, que não conseguem pescar, hoje estão sem o cogumelo Yanomami, sem o cogumelo sanöma".
Entretanto, os cogumelos que são comercializados não são consumidos pelos indígenas. Trata-se de excedentes, segundo informa a Hutukara Associação Yanomami, organização que coordena o projeto.
A Hutukara disse em nota que todas as transações comerciais possuem nota fiscal, e que o valor é revertido para os povos indígenas, sendo geralmente utilizado para adquirir bens essenciais. O Cogumelo Yanomami teve uma renda de R$ 534,2 mil entre 2018 e 2022, segundo informa a associação.
O Magazine Luiza informou que os Cogumelos Desidratados Yanomami são um oferecimento de uma empresa parceira no site. Além disso, o marketplace reforça que é um produto legal e registrado pela Hutukara Associação Yanomami no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
O Instituto Socioambiental (ISA), que foi mencionado pela parlamentar na fala, disse apenas que presta apoio técnico para o projeto, e que não recebe qualquer lucro com a venda dos produtos.
O projeto de venda de cogumelos é desenvolvido pela Hutukara Associação Yanomami, com apoio técnico do Instituto Socioambiental (ISA), desde 2017. A gestão da coleta, comercialização e beneficiamento é, entretanto, de responsabilidade dos povos originários, por meio do Plano de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA) da Terra Indígena Yanomami, criado em 2019.

https://checagem.ig.com.br/2023-09-04/fake-magazine-luiza-fiancia-fome-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.