VOLTAR

Madeireiros se instalam na Serra do Divisor

pagina20.com.br
05 de Fev de 2004

Peruanos estavam em três acampamentos descobertos pela PF na região do rio Moa, em terras dos índios ashaninka.
A Polícia Federal encontrou três acampamentos de madeireiros peruanos no Parque Nacional da Serra do Divisor, na região do rio Amônea, onde se localizam aldeias ashaninka. Os acampamentos estavam vazios. O Ibama, que participou da operação realizada semana passada, já sabe que os madeireiros extraem exclusivamente mogno e retiram as toras pelos igarapés.
A estratégia do Ibama para coibir o roubo de mogno será aproximar os organismos policiais e ambientais, incluindo os estaduais, para ações conjuntas no Divisor. "É preciso conter esse problema", disse Josemar Caminha, gerente-executivo do Ibama, que deve receber hoje o relatório completo sobre a situação no parque. No novo plano do Ibama, a Polícia Civil e órgãos ambientais do Estado serão convidados a participar das atividades de cuidado do Divisor. A região é considerada pelos cientistas como a maior reserva de biodiversidade do planeta. A serra do Divisor está localizada na fronteira do Brasil com o Peru. O local é de difícil acesso e, por isso, a fiscalização se torna um problema para as autoridades brasileiras. Além da extração ilegal de madeira, há ainda a preocupação com o tráfico de drogas, haja vista que, a grande quantidade de rios e igarapés tende a se tornar um labirinto que beneficia os traficantes que atuam na região.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.