VOLTAR

Madeireiros fecham estrada no Acre

O Globo, O País, p. 16
11 de Out de 2006

Madeireiros fecham estrada no Acre
Manifestantes exigem que Ibama libere documentos para transporte de carga

Ismael Machado

O Acre, mais uma vez, está isolado do resto do Brasil por via terrestre. Uma manifestação de madeireiros da comunidade de Vista Alegre do Abunã, a 250 quilômetros de Porto Velho, bloqueia o Km 930 da BR-364 desde segunda-feira.

Os madeireiros exigem do Ibama a liberação de documentação para o transporte de madeira. Eles reclamam que o novo sistema criado em substituição à ATPF (Autorização de Transporte de Produtos Florestais) é complicado.

- Queremos a liberação da documentação para podermos trabalhar legalmente - disse Odacir Chassot, um dos líderes da manifestação.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal de Rondônia, cerca de 1.500 pessoas participam da movimento. Apenas viaturas policiais e ambulâncias têm a passagem liberada.

Vista Alegre do Abunã e demais distritos da Ponta do Abunã tem como principal atividade econômica a exploração de madeiras. O superintendente do Ibama em Rondônia, Osvaldo Pitaluga, disse que a liberação da documentação é feita próprio empresário.

- O que acontece é que quem não tem comprovação legal de origem da madeira vai enfrentar dificuldades. Antes, as empresas burlavam a lei comprando ATPFs adulteradas.

O Globo, 11/10/2006, O País, p. 16

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.