VOLTAR

Madeireira pode ser multada e fechada por agressão ao meio ambiente

Jornal do Dia-Macapá-AP
Autor: Ângelo Fernandes
25 de Mar de 2003

Multa, apreensão de materiais e fechamento da empresa. Essas são as penas que a Madereira Brasil, localizada na Rodovia Duque de Caxias (Macapá/Santana) pode receber por utilizar maquinários que agridem o meio ambiente. Pelo menos isso foi o que disse em entrevista cedida na manhã de ontem, 24, à reportagem do Jornal do Dia, o secretário de Meio Ambiente (Sema), Edvaldo de Azevedo Souza.
Segundo Edvaldo, a denúncia procede já que técnicos da Sema se deslocaram juntamente com uma equipe do Ibama até o local, e constataram a irregularidade. "O desmatamento constatado por nossa equipe é muito grande; foram utilizados maquinários pesados, inapropriados para este tipo de atividade. Não se tem informação de licenciamento para o funcionamento e nem de que ali tivessem feito um manejo florestal. A empresa esta absolutamente irregular e nessas condições, a Sema junto com o Ibama irá penalizar duramente a empresa, com multas que variam de R$ 50 mil a R$ 50 milhões, além da apreensão dos materiais e o possível fechamento da mesma", disse o secretário.
Na semana passada, o Jornal do Dia publicou uma matéria sobre o caso, mostrando as providências que o Ibama está tomando no assunto. Foi ouvida também a gerência da empresa que disse não saber sobre as denúncias de agressão ao meio ambiente feitas nos órgãos públicos.
O secretário Edvaldo disse ainda que a intenção da Sema não é apenas penalizar essas madeireiras, mas sim orientá-las. "Já orientei a equipe de Coordenadoria de Controle e Fiscalização que convoquem todos os proprietários de madereiras do Estado para uma reunião, na qual iremos orientá-los como utilizar dos recursos naturais sem agredir o meio ambiente", finalizou o secretário.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.